O Jornal Terceira Visão deu prosseguimento à série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Valinhos, e o convidado desta quinta-feira (18) foi o arquiteto e urbanista Alexandre Tonetti, do União Brasil.
O jornalista Bruno Marques, já de cara, quis saber o motivo do pré-candidato se colocar pela quarta vez na disputa pela prefeitura: “a decisão de me candidatar se deu na metade do mandato da atual prefeita, e a gente vendo o que não estava ocorrendo de positivo na cidade, nós entendemos que era necessário se apresentar, porque as coisas que a gente debatia lá na primeira candidatura em 2012 continuam com os mesmos problemas, não é possível que a cidade não consiga avançar e melhorar, por isso decidimos recolocar o nosso projeto para novamente ser submetido às urnas”, justificou Tonetti.
O pré-candidato do partido União Brasil revelou morou até os 10 anos de idade no Jardim Jurema, depois mudou-se para a Rua Abolição, período em que estudou no Sesi 404. Depois, ao casar-se foi morar no Jardim Maria Elídea, em frente à APAE, sendo a primeira casa construída naquele bairro.
Crítico de como foi feita a privatização do DAEV, Tonetti afirmou que vai rever todo o processo pois o resultado será inevitavelmente mais aumento da tarida de água e esgoto, já que o objetivo principal da empresa privada é o lucro. O pré-candidato apresentou os exemplos da Sanasa em Campinas e da Prefeitura de Jundiaí, cidades em que o poder público detem o controle majoritário dos departamentos de água. “Não quero que o monopóplio da empresa privada resulte num aumento da conta de água muito acima do que deveria ser para o nosso município”, disparou.
Com relação ao novo Plano Diretor apresentado pela autal prefeita e aprovado pelos vereadores, Tonetti considera que o conflito gerado entre o avanço da urbanização sobre as áreas rurais é desnecessário, já que a região da Rodovia Dom Pedro, seria o local ideal para a instalação de um novo distrito industrial e garantiu que irá desenvolver modificações na legislação aprovada.
O pré-candidato do União Brasil ressaltou que Valinhos padece de uma ausência absoluta de planejamento que acada afetando setores fundamentais como da saúde, educação, turismo, trãnsito, habitação popular, comércio e geração de empregos, por isso, o seu mandato, caso eleito, terá como iniciativa essencial a criação de um institudo de planejamento. Tonetti reafirmou o seu projeto de implantação da tarifa zero para o transporte coletivo o que, segundo ele, resultará não apenas no ônibus de graça para o usuário, mas fim da despesa com vale transporte tanto para o trabalhador como para o empregador e a consequente atração de novas empresas, além de proporcionar melhora no trânsito e geração de desenvolvimento econômico, como acontece em cidades que já adotaram a tarifa zero.
Tonetti confirmou que o seu companheiro de chapa será Mauro Penido, detentor da experiência de cinco mandatos de vereador, duas vezes presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito num dos governos do prefeito Vitório Antoniazzi.
O entrevistado adiantou ainda que está marcada para o dia 3 de agosto, às 17h, no Vale Verde, a realização da convenção dos 8 partidos que apoiam a sua chapa.
O Jornal Tereceira Visão encerra, nesta sexta-feira (19), a série de entrevistas com os pré-candidatos com a participação da Capitã Lucimara.