Para finalizar a série especial de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Valinhos, o Jornal Terceira Visão recebeu, nesta sexta-feira (19), a Capitã Lucimara (PSD).
Preparando-se para disputar a reeleição, a prefeita iniciou lembrando o dia em que veio de Marilia, sua cidade natal, e quando chegou no portal de entrada de Valinhos se apaixonou: “é aqui que eu quero ficar”, rememorou.
Policial Militar, de formação pelo Corpo de Bombeiros, a Capitã Lucimara acredita que a política é uma ferramenta que deve ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. Preza pelo convívio familiar com seu esposo e filhos, ampara-se na religiosidade para fortalecer o seu lado espiritual e gosta de filmes e séries documentais como a recente “Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e Fim.
Indagada pelo jornalista Bruno Marques sobre os dois fatos mais importantes da política local, a transformação do DAEV em Socidade Anônima e a aprovação do Plano Diretor, Lucimara rebateu a ideia de que o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos teria sido vendido. Sem mencionar a questão do aumento da conta de água, a prefeita argumentou que a autarquia está sucateada e endividada e busca um sócio na iniciativa privada para pagar as dívidas e investir no saneamento básico.
Sobre o novo Plano Diretor proposto pelo seu governo e aprovada pelos vereadores, a pré-candidata disse que a revisão da legislação estava atrasada há quase 10 anos e que com a sua atualização agora é possível a atração de novas empresas e temos, inclusive, a possibilidade de construir unidades de habitação popular, com a definição do terreno para construção de 200 unidades de moradia com o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Quanto à questão da saúde pública, Lucimara apresentou números para demonstrar que a situação melhorou não apenas com as reformas nas unidades de atendimento, “fizemos a fila de espera por exames e cirurgias andar”, disparou.
Na mesma linha de apresentar cifras, a Capitã afirmou que a rede municipal de ensino tem uma merenda escolar de primeira qualidade e que a Secretaria da Educação do seu governo tem a missão de valorizar os professores e demais profissionais educacionais.
A pré-candidata revelou ainda que deverá disputar as eleições de outubro com o apoio de cinco partidos, cerca de 100 candidatos a vereador, tendo a seu lado ex-prefeitos e diversas lideranças política e, sem apresentar o nome, disse que o seu companheiro de chapa na vaga de vice-prefeito será indicado pelo MDB.