A Federação PSDB Cidadania decidiu antecipar a convenção municipal em Valinhos. Inicialmente previsto para 3 de agosto, o evento será realizado no dia 28 de julho na Chácara Só Alegria (Gama), das 8h às 11h. A medida é uma reação da ala dos tucanos que apóia o vereador Franklin (PL), pré-candidato a prefeito, beneficiada com a intervenção da presidente da federação, a ex-deputada Célia Leão.
De acordo com Célia Leão, a antecipação da data da convenção tem como objetivo encerrar as especulações quanto à situação do PSDB. “No próximo dia 28, portanto, vamos homologar a chapa de vereadores da Federação PSDB-Cidadania e tomar a decisão definitiva quanto a nossa posição nas eleições majoritárias”.
Parte do PSDB de Valinhos tenta amarrar a presença da legenda no grupo de apoio à reeleição da prefeita Lucimara (PSD), tanto que chegaram a convocar a convenção da Federação PSDB/Cidadania para o dia 3 de agosto, resultando no imbróglio de haver duas convenções convocadas para a mesma federação partidária (vide abaixo o edital publicado no Boletim Oficial do Município).
Não é a primeira vez que a direita de Valinhos protagoniza uma disputa fraticida rumo às eleições de outubro. Com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Campinas, no mês de maio deste ano, os pré-candidatos Franklin (PL) e Lucimara (PSD) ensaiaram uma constrangedora confrontação de argumentos para provar quem é o mais bolsonarista.
Caso se confirme o desfecho pró-Franklin no embate entre os tucanos, a Federação PSDB/Cidadania deverá homologar o vereador Mayr como candidato a vice-prefeito na convenção marcada para o dia 28 de julho.
Já o cabeça de chapa, Franklin Duarte, terá seu nome referendado para a disputa da Prefeitura de Valinhos pelas convenções municipais dos partidos PL, Republicanos e DC, convocadas para o dia 3 de agosto, a partir das 10h, no recinto da Câmara Municipal de Valinhos.