Enquanto os mesmos vereadores que aprovaram o avanço da urbanização sobre a zona rural voltam às ruas em busca da reeleição, moradores da região ficam indignados com a falta de ação para combater as queimadas na Serra dos Cocais.
Embora a meteorologia anunciasse que o fim de semana viria com nova onda de frio, não foi uma neblina que encobriu o avermelhado Sol da sexta-feira, mas uma densa fumaça provocada pelas queimadas que se repetem a cada ano.
O estado de São Paulo registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) 2.316 focos de fogo, número quase 7 vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.
Indignados, moradores da região da Serra dos Cocais enviaram ao Pé de Figo imagens estarrecedoras da fúria das chamas consumindo a vegetação: “Estou mandando estas fotos porque estou indignada, a semana inteira focos de incêndio na Serra dos Cocais, na Estrada do Jequitbá, de Valinhos a Itatiba. Tem nuvens de fumaça chegando na Dom Pedro. O céu do jeito que está não é nuvem de chuva não. A administração pública não fiscaliza e não faz, aboslutamente, nada”, disse uma moradora.