ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Mas quem se importa? 30 Anos do Grito dos Excluídos
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Colunas > Mas quem se importa? 30 Anos do Grito dos Excluídos
ColunasNotíciasOutrosRegionalValinhosVinhedo

Mas quem se importa? 30 Anos do Grito dos Excluídos

6 de setembro de 2024 5 minutos de leitura
Compartilhar

Por Claudiney Generoso*

“Vida em primeiro lugar. Todas as formas de vidas importam. Mas quem se importa?”

Dia 07 de Setembro, o Grito dos Excluídos completa 30 anos de existência, marcando três décadas de resistência e luta por justiça social no Brasil. Esse ato, que surgiu em 1995, no contexto das celebrações do Dia da Independência, tornou-se um símbolo de crítica e protesto contra a exclusão social e econômica que afeta milhões de brasileiros.

Origem e Propósito

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu durante uma reunião de avaliação da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorreu em 1993 e 1994. A ideia nasceu com o objetivo de dar continuidade e concretizar as discussões realizadas na semana, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas” ou “O Brasil que a gente quer”. Além disso, foi inspirada pelo lema da Campanha da Fraternidade de 1995, que tinha como tema “Fraternidade e Excluídos” e lema: “Eras tu, Senhor?”

Desde 1995, o movimento tem como objetivo levar às ruas as vozes silenciadas das periferias e áreas rurais, revelando à opinião pública os sofrimentos que governos e autoridades preferem ignorar, expondo as dificuldades enfrentadas diariamente pela população de baixa renda.

Ao longo dos anos, o Grito dos Excluídos se consolidou como uma plataforma que amplifica as vozes das populações periféricas, das comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos, e das famílias que vivem em situação de pobreza extrema. O primeiro lema foi “Vida em Primeiro Lugar”, o movimento defendia uma sociedade onde os direitos humanos fossem plenamente respeitados e garantidos.

Importância para a Crítica Social

O Grito dos Excluídos é mais do que uma manifestação; é uma crítica contundente às estruturas que perpetuam a desigualdade e a exclusão social no Brasil. A cada ano, o ato reflete as urgências e desafios do momento, trazendo à tona temas como a reforma agrária, a luta por moradia, a violência contra as mulheres, o racismo, a LGBTfobia e a precarização do trabalho.

Essa mobilização anual tem um papel crucial na conscientização da sociedade sobre as múltiplas formas de exclusão que persistem no país. Ao ocupar o espaço público, o Grito dos Excluídos desafia o discurso oficial e exige a construção de políticas públicas que atendam às reais necessidades do povo. Além disso, promove a solidariedade entre os diversos movimentos sociais e fortalece a cultura de resistência e luta por direitos.

Legado e Perspectivas

Ao longo de três décadas, o Grito dos Excluídos demonstrou resiliência e capacidade de adaptação às mudanças políticas e sociais. Mesmo em contextos adversos, como períodos de repressão e criminalização dos movimentos sociais, o ato manteve sua relevância e sua força mobilizadora.

Em 2024, o Grito dos Excluídos com o tema “Vida em primeiro lugar. Todas as formas de vidas importam. Mas quem se importa?” reafirma seu compromisso com a luta por um Brasil mais justo, democrático e inclusivo. É um momento para celebrar as conquistas, refletir sobre os desafios ainda presentes e fortalecer a união entre os movimentos sociais na busca por um futuro onde todos, sem exceção, possam ter seus direitos respeitados e garantidos.

O Grito dos Excluídos é, portanto, um marco na história das lutas populares no Brasil, um grito que ecoa as dores e esperanças de um povo que não se conforma com a injustiça e que seguirá lutando por dignidade, igualdade e liberdade.

Acesse: www.gritodosexcluidos.com e conheça mais sobre a importância do movimento Grito dos Excluídos.

* Claudiney Generoso é assistente social, servidor público, com mais de 22 anos de atuação na Assistência Social/SUAS. Ativista em Direitos Humanos, principalmente, LGBTQIA+. Especialista em Atendimento Psicossocial às Vítimas de Violência pela UFSCar e Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Unicamp.

TAGGED: 7 de Setembro, Claudiney Generoso, CNBB, Grito dos Excluídos, Vida em primeiro lugar

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 6 de setembro de 2024 6 de setembro de 2024
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior Entidades da sociedade civil de Valinhos fazem denúncia formal sobre queimadas e falta de combate ao incêndio
Próxima Notícia Há 3 anos, macacos gritavam sob as chamas. Hoje, a Serra dos Cocais é terra arrasada!
Deixar um Comentário Deixar um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?