Em 2023, depois de vários anos de discussão, a Câmara Municipal aprovou a revisão do Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, sem considerar o apelo de várias entidades da sociedade civil, sobretudo quanto a barrar o avanço da urbanização sobre a Serra dos Cocais e as áreas de agricultura.
A candidata à reeleição Capitã Lucimara e seu vice Tolói, bem como os vereadores que compõem a chapa Franklin / Mayr, exerceram poder de decisão pela aprovação da nova legislação, contrariando as manifestação da população.
Veja abaixo como se manifestaram os candidatos a prefeito de Valinhos sobre o assunto:
Alexandre Tonetti (União): Com relação ao novo Plano Diretor, Tonetti considera que o conflito gerado entre o avanço da urbanização sobre as áreas rurais é desnecessário, já que a região da Rodovia Dom Pedro, seria o local ideal para a instalação de um novo distrito industrial e garantiu que irá desenvolver modificações na legislação aprovada pela prefeita e vereadores.
Franklin (PL): Os vereadores Franklin e Mayr, companheiros de chapa na disputa pela prefeitura, votaram a favor da aprovação do novo Plano Diretor. Franklin justifica seu voto favorável por ser uma necessidade de atualização da legislação nessa área, mas reconhece o erro do avanço da urbanização sobre as áreas rurais, apontando que muita coisa vai precisar ser revista.
Léo Pinho (PT) “A forma como foi feita a atualizaçâo do Plano Diretor, privilegiando os interesses da especulação imobiliária, o resultado é terrível, com a aprovação da expansão urbana sobre as áreas verdes e da agricultura, estimulando a implantação de novos loteamentos, enquanto temos 7 mil imóveis sem uso, localizados em regiões já dotadas de infraestrutura urbana”, argumenta o candidato.
Lineu Bueno (Novo): O candidato do Partido Novo confessa que um dos motivos que o levaram a ingressar na política, foi o processo de discussão da revisão do Plano Diretor, quando tanto o executivo, quanto o legislativo, realizaram inúmeras audiências públicas para ouvir a sociedade, porém, pouco se ouviu e quase nada do que a populaçao queria foi aplicado. “Trânsito já está insuportável e, a cada dia, Valinhos vê surgirem mais torres e condomínios’, dispara.
Lucimara (PSD): Sobre o Plano Diretor proposto pelo seu governo, candidata afirma que a revisão da legislação estava atrasada há quase 10 anos e, com a sua atualização, agora é possível a atração de novas empresas, inclusive com a possibilidade de construir habitação popular, com a definição do terreno para construção de 200 unidades de moradia com o programa Minha Casa Minha Vida, do governo Lula.