O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) será lançado em Brasília na próxima quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação. A cerimônia de lançamento do Planapo acontecerá no Palácio do Planalto, e vai contar com a presença dos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com Paulo Petersen, coordenador-executivo da ONG Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA) e integrante do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), “o evento será uma oportunidade para explicitar que a política de agroecologia é uma política focada na democratização da alimentação saudável”, afirmou. “Essas agendas não são exclusivas de conselhos ou ministério específicos. São agendas da sociedade, são agendas dos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, das periferias urbanas . Toda a sociedade precisa do plano de abastecimento e precisa do plano de agroecologia” finalizou.
Em junho de 2024, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Sul de Minas Gerais ganharam o primeiro ponto de vendas de produtos orgânicos e agroecológicos dentro do Ceasa Campinas, no Mercado das Flores. A loja, que atende no atacado e varejo, é uma parceria do Livres Agroecologia com a ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região).
O acampamento Marielle Vive do MST, em Valinhos, fornece hortifrutis sem agrotóxicos para a Rede Livres de Agroecologia comercializar no CEASA Campinas.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todos os anos no 16 de outubro, data que, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). É um dia de reflexão a respeito de temas relacionados ao comer, tais como a fome, o acesso ao alimento de qualidade e em quantidade suficiente pelas pessoas de todo mundo, e a necessidade de uma alimentação saudável para a vida de cada indivíduo.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, essa data é importante, pois nos faz refletir sobre a complexidade do ato de se alimentar e a complexa cadeia de produção de alimentos que nos fornece diariamente produtos que compõem a nossa alimentação.