O Professor Marcelo Yoshida, reeleito vereador no último domingo, manifestou-se neste 15 de Outubro, Dia do Professor, alertando para a necessidade de luta e conscientização sobre a situação dos profissionais da educação.
“O dia dos professores e das professoras é uma data em que esses profissionais são colocados como heróis/heroínas ou, incondicionalmente, apaixonados pelo ato de ensinar. Mas é importante lembrar que somos trabalhadores e trabalhadoras de um sistema que vem se corroendo ao longo do tempo”, afirmou.
Segundo Yoshida, particularmente na rede municipal de ensino de Valinhos, os professores estão sem plano de cargos e carreira, com a revisão do estatuto do magistério parada, a criação do estatuto do quadro de apoio ao magistério igualmente imóvel, sem pagamento de licença prêmio, além das progressões também sem expectativa de concessão.
“Nós precisamos de condições de trabalho dignas, de salários condizentes à importância da atividade que exercemos, segurança e liberdade para ensinar nossos estudantes sem sermos moralmente assediados ou socialmente perseguidos”, proclamou.
Sobre as expectativas com relação à eleição de 6 de outubro, cujo resultado impediu a recondução da prefeita Lucimara (PSD) para mais quatro anos, o vereador reeleito destaca: “temos um novo governo municipal eleito, cujo partido, o PL, é reconhecido nacionalmente por perseguir, censurar e piorar as condições de trabalho dos profissionais da educação. Será que Valinhos seguirá o mesmo caminho?”