Na sessão da Câmara Municipal de Valinhos da noite desta terça-feira (26/11), os vereadores aprovaram, por unanimidade, uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei da deputada estadual Ana Perugini (PT) que propõe a criação de unidade de conservação ambiental na Serra dos Cocais.
A moção foi apresentada pelos vereadores Henrique Conti (Republicanos) e Marcelo Yoshida (PT), os quais foram os únicos a usarem a tribuna para defender a proposição, salientando a importância daquela área pela sua riqueza natural, sua flora e sua fauna e, principalmente, os recursos hídricos fundamentais para o abastecimento de água.
Havia uma certa apreensão dos ativistas ambientais com relação à votação da moção, tendo em vista o resultado da recente aprovação do Plano Diretor que permite a expansão urbaba sobre as áreas rurais e da própria Serra dos Cocais. No entanto, ao final, a aprovação unânime foi comemorada pelos representantes dos movimentos da sociedade civil que defendem a preservação daquela região.

A proposta da deputada Ana Perugini (PT) foi apresentada à Assembleia Legislativa de São Paulo para garantir a preservação da área, parcialmente destruída por focos de incêndio no mês de setembro deste ano.
Com intuito de proteger um dos espaços mais importantes do estado nos aspectos natural, cultural e histórico, a deputada propõe a instalação de uma Unidade de Conservação Ambiental na Serra dos Cocais, situada entre os municípios de Itatiba, Louveira, Valinhos e Vinhedo.
De acordo com a parlamentar, a criação da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra dos Cocais visa a proteção da biodiversidade local, incluindo espécies ameaçadas de extinção; a preservação dos recursos hídricos, incluindo cavernas, nascentes e ribeirões fundamentais para o abastecimento da região; a conservação do patrimônio históricos, geológico e paiasagístico; o incentivo a práticas de ecoturismo e educação ambiental; e o controle da expansão urbana desordenada e a especulação imobiliária.
