A Câmara Municipal de Valinhos realiza no dia 1º de janeiro, às 10h, a cerimônia de posse dos vereadores, do prefeito Franklin (PL) e do seu vice, Mayr (PSDB).
Para vigorar a partir de 2025, o número de legisladores foi aumentado de 17 para 19 em decisão tomada pelos próprios parlamentares em dezembro de 2023. Na mesma ocasião, foi aprovado o aumento dos subsídios dos vereadores eleitos em 2024 de R$ 6 mil para R$ 12.900 mensais.
Como a legislação local permite a nomeação de três colaboradores para cada vereador, circularão pelos corredores da Casa de Leis de Valinhos pelo menos 57 assessores lotados nos gabinetes dos edis.
Logo após a proclamação do resultado das eleições de 2024, o vereador André Amaral (PL) despontava como favorito para ocupar a presidência da Câmara. No entanto, Amaral foi escolhido pelo prefeito eleito para ocupar o cargo de futuro Secretário da Educação, abrindo vaga para o suplente Rafa Marques (PL).
Sendo assim, no mesmo dia da posse, os 19 vereadores se reúnem a fim de eleger o presidente do legislativo para o biênio de 2025/2026, tendo como mais provável vencedor Israel Scupenaro (PL).
De perfil conservador, como de resto é a característica da maioria dos vereadores eleitos, Scupenaro já presidiu a mesa diretora da Câmara no período de 2017/2018. Em 2020, arriscou disputar a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Dalva Berto (MDB), que obteve 8,52% dos votos, classificando-se na 6ª colocação no pleito que elegeu a Capitã Lucimara (PSD), prefeita da cidade.
Vereadores que tomam posse em 2025:
Alécio Cau (PSB), Alexandre Japa (PRD), André Amaral (PL), Edinho Garcia (PRD), Edson Secafim (PL), Fábio Damasceno (Republicanos), Gabriel Bueno (MDB), Henrique Conti (Republicanos), Israel Scupenaro (PL), Jairo Passos (PL), Kiko Beloni (Cidadania), Marcelo Yoshida (PT), Mônica Morandi (PSDB), Roberson Salame (PSD), Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos), Simone Bellini (União), Thiago Samasso (PSD), Vagner Alves (Republicanos) e Veiga (PSD).
André Amaral (PL), por ter sido reeleito com o maior número de votos, presidirá a reunião de posse, afastando-se logo em seguida para assumir a Secretaria da Educação. Em seu lugar assumirá o suplente Rafa Marques (PL).