ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Famílias de alunos autistas denunciam falta de professores auxiliares em Valinhos
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Destaque Home > Famílias de alunos autistas denunciam falta de professores auxiliares em Valinhos
Destaque HomeNotíciasRegionalValinhos

Famílias de alunos autistas denunciam falta de professores auxiliares em Valinhos

2 de abril de 2025 4 minutos de leitura
Compartilhar
Foto: Reprodução EPTV

Uma reportagem veiculada pela EPTV na última segunda-feira (31) destacou o drama de mães de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Valinhos, que enfrentam grandes dificuldades devido à falta de professores auxiliares nas escolas.

Em resposta, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Valinhos rebateu as denúncias, afirmando que foram oferecidas vagas em duas escolas próximas em um dos casos, mas a mãe não aceitou. De maneira geral, a pasta alegou que as crianças recebem atendimento de um profissional de apoio e acolhimento, com acompanhamento da equipe de gestão e do psicólogo da unidade escolar.

A Emissora Aponta Casos de Prejuízo à Educação

Segundo a emissora, em um dos casos, um adolescente precisou deixar a escola devido à ausência de um professor auxiliar. No estado de São Paulo, o acompanhamento especializado é um direito garantido por lei. Sem o apoio adequado, pais afirmam que o acesso de crianças e adolescentes à educação está sendo comprometido.

Histórias de Luta pela Inclusão

A manicure Juliana Mairink está enfrentando uma verdadeira batalha para garantir que seu filho, Davi, de 15 anos, tenha acesso a um direito básico: a educação. Diagnosticado com TEA e Transtorno Opostor Desafiador (TOD) desde a infância, Davi está fora da escola devido à falta de apoio especializado.

Jéssica Santos José, mãe de Igor, de 16 anos, enfrenta dificuldades semelhantes. Autista de nível 1, com deficiência intelectual e depressão grave, Igor está matriculado em uma escola da rede estadual, mas não recebe o apoio de um auxiliar. “Nas escolas municipais sempre teve auxiliar que ajudava ele”, conta Jéssica.

Já a mãe de Emanuele, de 8 anos, que está na terceira série de uma escola municipal, relata que a filha conta com o professor auxiliar apenas alguns dias da semana, o que é insuficiente para o aprendizado da criança, que é diagnosticada com TEA e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O Direito Garantido por Lei

No estado de São Paulo, as pessoas com TEA que frequentam turmas regulares de ensino têm direito a um acompanhante especializado. A Lei 17.798 garante que esse profissional tem a função de inserir o aluno no ambiente escolar, auxiliando nas interações sociais, no ensino geral e nas atividades didáticas.

“No Papel é Bonito, Mas na Prática Não Funciona”

Uma das mães de aluno afirma: “Eles falam muito sobre educação inclusiva, mas, para quem está vivendo isso, não é bem assim. Falta a verdadeira inclusão. No papel, tudo parece bonito, mas na prática não funciona”.

“Eles falam muito de educação inclusiva, mas para quem está na pele não é. A gente falta daquela inclusão mesmo. No papel é muito bonito, mas na prática não é”, diz uma das mães de aluno.

A EPTV procurou a Secretaria de Educação da Prefeitura de Valinhos, que contestou as denúncias. Em um dos casos, a secretaria afirmou que foram oferecidas vagas em duas escolas próximas, mas a mãe não aceitou a proposta. De maneira geral, o órgão municipal alegou que as crianças recebem o acompanhamento de um profissional de apoio e acolhimento, realizado pela equipe de gestão e pelo psicólogo da unidade escolar. 

Confira aqui a íntegra da reportagem da EPTV: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/03/31/familias-de-alunos-autistas-denunciam-falta-de-professores-auxiliares-em-valinhos-entenda-quais-os-direitos.ghtml

TAGGED: Autismo, Conscientização do Autismo, EPTV, Prefeitura de Valinhos, Secretaria da Educação, Valinhos

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 2 de abril de 2025 2 de abril de 2025
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior PAT Valinhos tem 1020 vagas de emprego
Próxima Notícia Técnicos do Ministério Público apontam retrocesso ambiental e urbanístico no Plano Diretor aprovado no governo Lucimara

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?