ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Estudante valinhense conquista 1º lugar no Vestibulinho do COTUCA
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Destaque Home > Estudante valinhense conquista 1º lugar no Vestibulinho do COTUCA
Destaque HomeNotíciasRegionalValinhosVinhedo

Estudante valinhense conquista 1º lugar no Vestibulinho do COTUCA

19 de dezembro de 2025 3 minutos de leitura
Compartilhar

A estudante valinhense Lívia Ayumi Cantarani Takahata, de 14 anos, conquistou o primeiro lugar no Vestibulinho 2026 do COTUCA (Colégio Técnico da Unicamp), no curso Técnico em Informática. Aluna da rede pública municipal de Valinhos desde a Educação Infantil, estudou na EMEI Carlos de Carvalho (Fundamental I), na Emeb Orestes Quércia (Fundamental II) até 2024 e concluiu seus estudos na Emeb Cecília Meireles, em 2025.

A sua aprovação, entre tantas outras, evidencia o papel estratégico da escola pública de qualidade como instituição que assegura igualdade de oportunidades em um país tão desigual como o Brasil.

Para Lívia, o fato de estudar em escola pública fez com que aprendesse a dar mais valor às oportunidades. Ela ressalta que sempre contou com forte apoio familiar, especialmente da mãe, da irmã, dos avós e dos tios. Conta que escolheu a área de Informática por enxergar um mercado de trabalho promissor e em constante expansão.

Lívia destaca também o apoio recebido dos professores da Emeb Cecília Meireles, além de funcionários sempre muito solícitos, o que proporcionou um ambiente acolhedor. A área de Exatas é aquela com a qual mais se identifica. Apesar de gostar bastante de Humanas, sua disciplina favorita é Matemática. Segundo sua mãe, Lívia possui excelente raciocínio lógico, é rápida e tem muita facilidade na área de Exatas. Ela também relata que o professor Vinícius, de Matemática, foi fundamental em seu desenvolvimento nesse momento, pois oferecia vários exercícios de aprofundamento.

Lívia observa que muitos alunos estão focados apenas no presente e não pensam no futuro, ressaltando a importância de valorizar os estudos, especialmente em um cenário em que até mesmo pessoas com formação enfrentam dificuldades no mercado de trabalho. Ela destaca que, no cursinho Pré-Coltec, os professores têm grande preocupação com o conteúdo, enquanto na escola os educadores se dedicam não apenas à formação acadêmica, mas também à formação humana, ajudando os alunos a se tornarem pessoas melhores.

A professora de Português de sua escola anterior, Alessandra de Paula, teve papel essencial em sua trajetória, custeando o Pré-Coltec. Mesmo quando seu filho deixou de frequentar o cursinho, o esposo da professora continuou oferecendo carona, o que foi fundamental para que Lívia chegasse a essa conquista. Lívia também ressalta o apoio da filha da professora e destaca que o exemplo da mãe e da irmã — ambas ex-alunas do COTUCA — foi essencial em suas escolhas.

Além do COTUCA, Lívia conquistou o segundo lugar no curso Técnico em Edificações no Colégio Técnico de Limeira (COTIL) e o terceiro lugar no curso de Desenvolvimento de Sistemas. Ela também disputou vagas em outras ETECs, como Bento Quirino e ETECAP, cujos resultados serão divulgados em janeiro.

TAGGED: Colegio Tecnico da Unicamp, COTUCA, EMEB Cecilia Meireles, EMEB Orestes Quercia, EMEI CArlos de Carvalho, Livia Ayumi Cantarani Takahata, Tenico Informatica

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 19 de dezembro de 2025 19 de dezembro de 2025
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior Caravela da Lagoa do Taquaral ganha decoração natalina inédita
Próxima Notícia Projeto “Raquete para Todos” leva Valinhos ao topo do tênis feminino nos Jogos Abertos

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?