Numa clima de eleição municipal, 2240 eleitores de Valinhos compareceram neste domingo (6), no Centro do Idoso de Valinhos (antigo Clube da Gessy) para votar na escolha dos conselheiros do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente, para um mandato de quatro anos.
Como aconteceu em todo o país, a movimentação em Valinhos teve um clima de eleição municipal em que cada um dos treze candidatos se empenhou para mobilizar as suas bases e conquistar o voto.
Em Valinhos os cinco conselheiros eleitos foram: Débora Batista Lopes Guimarães, Décio Maróstica, Silvana Rodrigues Froes, Cláudio da Silva Pereira e Milena Regina Fernandes Sacca. (veja abaixo o quadro com o resultado de todos os candidatos).
O Conselho Tutelar atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos. Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.
Um Conselheiro Tutelar ganha em média R$ 1.577,51 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais de acordo com pesquisa do CAGED do Ministério do Trabalho.
Em Valinhos, segundo o Portal da Transparência, a remuneração do Conselheiro Tutelar, foi de R$ 4.388,39 em setembro de 2019.
Confira o resultado geral: