Por Josué Roupinha Jr.
Estamos no Outubro Rosa, que é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.
E o que nós, homens, temos a ver com isso? Tudo. A começar pelo seguinte: não adianta colocar lacinho rosa na camisa ou no crachá da empresa, e no futuro abandonar sua esposa, caso ela precise retirar a mama.
Escrevo isso porque dados – lamentáveis, diga-se de passagem – da Sociedade Brasileira de Mastologia apontam que 70% dos homens abandonam as mulheres com câncer de mama.
Há indiferença, machismo e ignorância nesses 70%.
Mas o Outubro Rosa está aí para também reverter este cenário. Precisamos (e aqui, enquanto homem, me incluo) nos informar mais sobre câncer de mama, que para 2019 estão estimados mais de 50 mil casos no Brasil!
Precisamos estar junto de nossas amigas, mães, chefes, namoradas e esposas para falar sobre o câncer de mama. Estima-se, inclusive, que no Brasil, os casos de câncer de mama em homens representam 1% do total de casos. Já imaginou a sua esposa ou namorada se afastando de você por causa disso?
Então, que o mês Outubro Rosa evidencie que a mulher é muito mais do que um corpo, um seio ou um útero.
Josué Roupinha Jr. é jornalista pós-graduado, professor de marketing, umbandista e proseador da política. Sugestões para a coluna, entre em contato pelo e-mail jroupinha1@gmail.com ou pela página no Facebook Josué Roupinha Jr