Os estudantes fazem um trabalho comparativo da qualidade das águas que abastecem Valinhos e a preservação dos mananciais.
Thayná Silveira Lopes, Júlia de Souza e Giovane de Lima Galvão Rodrigues são alunos da E.E. Profa. Maria Neiva Abdelmassih Justo e participam da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na sub-categoria Ecologia, com a orientação dos professores Bruna Ducret de Souza e Alécio Cau.
Você pode acessar aqui: https://febrace.org.br/virtual/2020/BIO/117/ , até o dia 04 de abril de 2020, para curtir e votar no Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2020. Os resultados serão divulgados aqui na FEBRACE Virtual.
O trabalho dos alunos da Maria Neiva é o “Estudo comparativo da qualidade das águas que abastecem Valinhos e a preservação dos mananciais” e consta do seguinte:
“Devido à atual proposta de revisão do Plano Diretor do município de Valinhos, importantes áreas rurais que deveriam ser de preservação ambiental, como a Serra dos Cocais, poderão ser urbanizadas e desta forma vir a comprometer diretamente o volume e a qualidade das águas disponíveis nas barragens de Santana dos Cuiabanos e Moinho Velho, e, indiretamente, a barragem das Figueiras.
A revisão do Plano Diretor da cidade de Valinhos é uma oportunidade para ressaltar a necessidade de preservação e proteção destas áreas que abrigam reservatórios de águas. Acredita-se que as águas provenientes dos mananciais da cidade de Valinhos (barragens) possuem uma qualidade superior em relação à água do Rio Atibaia.
A partir de uma parceria com o Laboratório de Saneamento (LabSan) da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp, propõe-se analisar, de acordo com o IQA (Índice de Qualidade da Água), as diferentes fontes de captação de água para consumo no município de Valinhos. Para tanto, foram coletadas amostras de água dos seguintes pontos de captação: Barragem das Figueiras, Barragem Moinho Velho, Barragem Santana dos Cuiabanos e Rio Atibaia.
O principal objetivo deste trabalho é o cálculo do IQA das amostras coletadas e a realização de uma comparação dos pontos de captação de água para consumo da população.
Após as análises, pode-se concluir que a qualidade das águas dos reservatórios das barragens Santana dos Cuiabanos, Moinho Velho e Figueiras possuem nível mais elevado que a do Rio Atibaia.
A coleta e o tratamento da água proveniente das barragens são mais vantajosos, pois envolve um menor custo para tratá-las e para realizar a distribuição, visto que os três reservatórios estão mais próximos das estações de tratamento de água.