Os iniciantes devem realizar exercícios de baixa intensidade, com poucas repetições, para evitar dores musculares e nas articulações.
Com o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus e o fechamento temporário de academias e áreas de lazer, o hábito de se exercitar diminuiu entre a população. Mas é importante que, mesmo em casa, as pessoas continuem praticando atividades físicas de alguma forma, mantendo a qualidade de vida.
De acordo com o professor de musculação da Secretaria de Esporte e Lazer de Valinhos, Marcos Lopes, quando os ossos e músculos do corpo ficam sem exercícios físicos, perdem densidade e massa muscular, acarretando várias complicações futuras.
“Não podemos deixar de nos movimentar, pois sem atividades físicas acumulamos gordura, o que acarreta outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e diversas outras doenças crônicas não transmissíveis”, explicou Marcos.
Segundo o professor, é possível realizar inúmeras atividades com o próprio peso corporal, como agachamentos, flexões de cotovelo, abdominais, exercícios de equilíbrio, coordenação e corrida estacionária, que simula a corrida sem sair do lugar. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias é o necessário para manter uma rotina de atividades físicas.
O professor alerta que os iniciantes devem realizar exercícios de baixa intensidade, com poucas repetições, para evitar dores musculares e nas articulações.
Confira dicas de exercícios nos links abaixo: