De acordo com a Polícia, a operação obteve sucesso graças à cooperação imediata entre Polícia Federal, Ministério Público do Estado de São Paulo, MPF (Ministério Público Federa)l, Justiça Federal, além da Santa Casa de Valinhos.
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (4), em Valinhos, um português suspeito de participar de um esquema de tráfico internacional de bebês. Além da prisão preventiva, a operação cumpriu outros cinco de busca pessoal e busca e apreensão, sendo três na cidade de Itatiba.
A investigação teve início na última quinta-feira (30), depois que os policiais federais receberam informações da Promotoria de Valinhos do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) de que um bebê recém-nascido na cidade havia sido abandonado pela mãe e foi registrado como filho de um homem de nacionalidade portuguesa pouco tempo depois.
O homem preso em Valinhos é Marcio Mendes Rocha, de 49 anos, nascido na cidade do Porto. Em Itatiba, os policiais apreenderam 11 mil dólares e 6 mil euros em um escritório de advocacia responsável por apresentar os pedidos de guarda dos bebês.
O bebê nascido em Valinhos permanece internado no hospital após a Polícia Federal iniciar uma série de diligências com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Justiça Federal, além da direção e equipe médica da Santa Casa.