A cidade tida como detentora de altos índices de qualidade de vida ainda tem milhares de pessoas na fila da agonia, à espera de exames essenciais para diagnósticos e procedimentos médicos.
Apesar do anúncio feito pela prefeita Lucimara (PSD) de que, a partir da segunda-feira (18), será iniciada uma “força-tarefa para zerar a demanda reprimida de ultrassom”, o fato é que milhares de valinhenses padecem da agonia da espera numa longa fila para realização de exames.
Segundo relatório elaborado pelo Secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, datado de fevereiro de 2024, 6563 pessoas estão na fila de espera por exames das mais diversas especialidades, procedimentos importantes para o cuidado da saúde no dia a dia da população, que não pode ficar à mercê de cálculos propagandistas em ano eleitoral.
Ainda segundo o Secretário da Saúde, “não há uma estimativa exata de tempo de espera, pois cada exame possui uma particularidade de nível de complexidade, tipo de prestador, custo, e existem exames que não são de gestão municipal.”
Confira os exames com maior número de pessoas na fila de espera:
- Ultrassom Transvaginal: 1008 pessoas
- Ultrassom Abdominal: 692 pessoas
- Ultrassom Doppler: 442 pessoas
- Ecocardiografia Transtorácica: 442 pessoas
- Ultrassonografia Mamária: 376 pessoas
- Colonoscopia: 363 pessoas
- Ultrassom Aparelho Urinário: 268 pessoas
- Radiografia Geral: 169 pessoas