Depois de inacreditáveis 6 anos sem ouvir os trabalhadores a quem deveria representar, o sindicato dos servidores da Prefeitura de Valinhos convoca uma assembleia para esta quinta-feira (25), às 16h.
O Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária de Campanha Salarial, publicado no último dia 16 de abril, foi assinado por Valteni Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municiáis e Autarquias de Valinhos, Vinhedo e Morungaba, para reunir a categoria às 16h em primeira chamada, com a presença de maioria simples dos trabalhadores e, às 16h30, em segunda chamada, independente de quorum mínimo.
Cercada de grande expectativa, a assembleia acontece num momento de crise para os servidores, após duro arroxo salarial, sucessivas perdas de direitos e precarização das condições de trabalho.
A definição da realização da assembleia não ocorreu sem embates e polêmicas, sobretudo quanto ao seu horário, já que acontecerá às 16h, portanto durante o período em que a maioria dos servidores ainda estarão trabalhando, levantando a hipótese de que os dirigentes do sindicato não querem a participação dos trabalhadores, tampouco não consideram que o evento durante o horário do expediente siginificará prejuízo ao atendimento da população, em decorrência do fechamento das repartições públicas.
Ouvidos pelo Pé de Figo, representantes dos servidores que se mobilizaram pela realização da assembleia se manifestaram indignados: “O sindicato não tem promovido o diálogo com a classe para estabelecer as propostas que deveriam ser levadas e negociadas com o executivo. Em Valinhos, a assembleia não acontece há quase 6 anos; durante esse tempo, assistimos a desvalorização do funcionalismo público e, consequentemente, o êxodo para outros municípios mais atrativos, resultando na falta de profissionais ou na alta rotatividade dos mesmos, prejudicando a prestação de serviços à população.”
O local da realização da Assembleia Geral Extraordinaria será na Avenida Rigesa, nº 199, Vila Papelão, Valinhos.