Livres Agroecologia e ANC inauguram dia 8 de junho primeira loja de produtos orgânicos e agroecológicos no Ceasa Campinas
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Sul de Minas Gerais ganham, a partir de 8 de junho, o primeiro ponto de vendas de produtos orgânicos e agroecológicos dentro do Ceasa Campinas, no Mercado das Flores. A loja, que atenderá no atacado e varejo, é uma parceria do Livres Agroecologia com a ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região).
A Central de Alimentos Orgânicos – Rede Livres conta com uma estrutura organizada para atender quase 6 milhões de pessoas, que moram na RMC e no Sul de Minas com mercadorias oriundas da agricultura familiar e da Economia Solidária.
O Livres reúne, em um só local, os produtores, revendedores e consumidores finais de alimentos saudáveis, orgânicos e agroecológicos. Além disso, está mais próximo de feirantes e vendedores de cestas da RMC e Sul de Minas para adquirirem seus produtos.
O Livres Agroecologia não atua como atravessador, pois os preços dos produtos são definidos pelo produtor e somados ao custo da operação. Desta forma, é uma empresa social e os resultados são aplicados nos projetos. Em Campinas, conta com a primeira loja no bairro Guanabara, onde realiza feiras aos sábados, e também lojas nos distritos de Barão Geraldo e Sousas com almoços aos sábados.
“Nós queremos encurtar e simplificar toda essa cadeia de alimentos saudáveis. De que forma? Concentrando a produção que vem direta dos agricultores, facilitando assim, aos vendedores e consumidores finais itens de qualidade, variedade e com preço justo. Tudo isso, dentro do sistema solidário e colaborativo. É o que chamamos de Economia Solidária, porque torna uma relação sem exploração e que gera renda e valores de solidariedade”, explica Arlei Medeiros, membro da coordenação do Livres Agroecologia.
Para Adriana de Oliveira Cabral, presidente da ANC, é muito importante para todos os produtores um espaço que fomenta o desenvolvimento da Agroecologia na região de Campinas. “Com esse espaço de distribuição, podemos alcançar mais pessoas com alimentos de qualidade, sem veneno e saudáveis para o maior número possível”, diz.
LIVRES AGROECOLOGIA
A Rede Livres surgiu da luta do Sindicato Químicos Unificados contra as multinacionais Shell e Basf, que causaram contaminação do ar, do solo e da água nas comunidades de trabalhadores e moradores de Paulínia e região.
Após 13 anos de batalha judicial, a aliança e engajamento das pessoas do território e dos trabalhadores derrotaram as multinacionais em uma das maiores ações trabalhistas do Brasil em valores e número de envolvidos.
A partir dessas experiências, os trabalhadores do ramo químico, ao lado dos Químicos Unificados, criaram consciência de que era preciso ir além da luta defensiva: era preciso criar uma outra economia: sem atravessadores, sem agrotóxicos e sem exploração. Assim, em 2018, nasceu a Rede Livres.
ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região
A ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – é uma organização não governamental sem fins lucrativos que surgiu em 1991, inicialmente com a demanda de comercializar produtos de base ecológica na região de Campinas. Hoje, conta em seu quadro de associados com consumidores e produtores de alimentos orgânicos, além de muitas parcerias com instituições públicas, de ensino, privadas e alguns coletivos.
Uma das principais atividades da ANC é a certificação de produtos orgânicos, através do sistema participativo de garantia, regulamentado pelo Ministério da Agricultura no fim de dezembro de 2010, em que a qualidade dos produtos é aferida pelos produtores, consumidores, técnicos e outros membros da sociedade que tenham interesse em participar do processo. Fica assim permitida a utilização do Selo Orgânico para alimentos produzidos e processados dentro de normas que garantem aos consumidores a origem e o tipo de produção daquele alimento.
Serviço:
Inauguração da Central de Alimentos Orgânicos – Rede Livres
Onde? Portão 17, BOX U01 no Mercado das Flores no Ceasa Campinas
Quando? Dia 8 de junho, às 10h
Por quê? https://centralorganicos.com.br/a-central-de-organicos/