Por Luís Fernando Crespo*
Em clima de festa, mas no âmbito de problematização política, a praça Washington Luiz foi palco da 1ª Parada LGBT+ de Valinhos, neste domingo, dia 23/06/2024. Considerando a estagnação legislativa quanto aos direitos da população LGBTQIAPN+, o tema seguiu a proposta do evento realizado em São Paulo, no dia 02 de junho: “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”. As paradas são eventos municipais que têm se multiplicado, indicando a necessidade de maior conscientização da população em geral sobre negligências e ataques que pessoas LGBT+ têm sofrido, muitas vezes, como consequência do cerceamento de direitos.
Em Valinhos, a parada foi marcada por alegria e conscientização política, a fim de celebrar a diversidade, mas permanecer na luta por direitos sociais. A partir das 14h30, as pessoas começaram a chegar e o número foi aumentando até o fim da tarde. Permeadas por falas políticas de partidos e pessoas envolvidas politicamente na cidade, o evento contou com apresentações artísticas do Bloco de Carnaval “Bloquete” (Vinhedo), da Banda Solidão a Dois (Valinhos), da Drag Morgante (São Paulo) e do DJ Ole (Campinas). O encerramento foi feito às 19h30.
Na sequência, um trecho de nossa fala de abertura:
“É importante lembrar que toda vida é política! Nascemos, vivemos e morremos a partir de direcionamentos sociais que podem libertar ou cercear vidas – as nossas vidas. Trata-se de uma luta. E a nossa existência tem de deixar de ser considerada como um erro da gramática social. Existimos, todos sabem! Mas vamos aparecer como parte da regra e não como marginais. Não somos erros da sociedade, não somos erros da sexualidade, não somos erros da vida! Nós somos, sim, a vida em sua manifestação!”
*Luís Fernando Crespo, 44, professor universitário de filosofia, é presidente da Associação LGBTQIAPN+ de Valinhos.