Político do PT de Valinhos tem suporte do time do presidente, formado pela cúpula do governo federal, além de deputados federais e estaduais. Débora Lopes (PSOL) será homologada como candidata a vice-prefeita, na inédita frente de esquerda constituída pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL e Rede.
Prestes a lançar a sua candidatura à prefeitura de Valinhos, Léo Pinho, do PT, já reúne figuras de peso que apoiam publicamente seu nome ao pleito. Integrantes do chamado “time do Lula”, como o próprio presidente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira já declararam suporte ao Leo. O político de Valinhos fez parte do governo federal, como Diretor de Promoção dos Direitos da População de Rua, e é próximo do primeiro escalão de Lula.
Além disso, deputados federais como a presidenta do PT, Gleise Hoffmann, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), o deputado federal Vicentinho (PT), Nilto Tatto (PT), Samia Bonfim (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB) também endossam Léo. Completam o time nomes como o deputado Estadual Eduardo Suplicy (PT) e o pré-candidato à prefeitura de Campinas, Pedro Tourinho. “É uma honra ter figuras históricas e competentes ao meu lado. É um time com nomes que representam o legado político da esquerda e que ainda irão fazer muito pela população do Brasil e do nosso estado. E está crescendo cada vez mais. Essa é uma prova da musculatura que a minha candidatura e da Débora Lopes está ganhando, além da força e apoio que teremos para realizar quando formos eleitos”, diz Léo Pinho.
A rede de apoio do Léo foi construída ao longo de mais de uma década, e tem como alicerce o currículo extenso de coordenação executiva em órgãos e secretarias públicas do político de Valinhos. Léo já fez parte de secretarias das prefeituras de São Paulo, Campinas nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Desenvolvimento Rural, já trabalhou no legislativo em todas as instâncias e foi por duas vezes Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Recentemente. Recentemente, foi Diretor de Promoção dos Direitos da População de Rua, dentro do Ministério de Direitos Humanos do governo Lula. O programa em parceria com o Supremo Tribunal Federal, que não existia no Brasil, reuniu 11 ministérios e um orçamento de R$ 1 bilhão. “Todas essas vivências em gestão pública, me conferem a experiência necessária para fazer uma boa gestão para Valinhos. Uma gestão inovadora para colocar Valinhos de volta na vanguarda da Região Metropolitana de Campinas, com desenvolvimento social e oportunidades econômicas. E, o mais importante, com o apoio de Lula para novas obras e projetos estruturantes”.
Convenção
O PT de Valinhos marcou a sua convenção entre as federações Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a Federação PSOL – Rede para o dia 3 de agosto, às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Avenida Onze de Agosto, 860). “A convenção será o momento da entrega do nosso Programa de Governo Participativo. Então eu e a Débora Lopes vamos receber as propostas construídas coletivamente, tanto na nossa plataforma digital, quanto nos grupos presenciais temáticos”, diz Leo.
A plataforma digital está disponível no link linktr.ee/valinhospodemais e possui 11 áreas temáticas em que qualquer morador da cidade pode contribuir com propostas e ideias para melhorias. São elas: Participação Social; Funcionalismo Público; Desenvolvimento Econômico Urbano; Desenvolvimento Econômico Rural; Segurança Pública; Direitos Humanos; Meio Ambiente; Cultura, Esporte e Lazer; Assistência Social; Educação; e Saúde.