Valinhos conta com uma população de 126 mil habitantes (IBGE, 2022) e segundo o censo agropecuário de 2017, possui 266 estabelecimentos agropecuários, onde um pouco mais de 70% têm predominância da fruticultura como atividade agrícola e aproximadamente 60% pertencem à Agricultura Familiar.
Segundo o Sebrae, os pequenos negócios são responsáveis por 8 a cada 10 empregos no Brasil, mas recebem menos apoio do que os grandes negócios. A agricultura familiar é quem realmente alimenta a população, mas o agronegócio recebe grandes isenções tributárias, como a Lei Kandir, que beneficia exportadores e retira recursos de saúde, educação e segurança.
O candidato a prefeito de Valinhos, Léo Pinho (PT), ao lado de sua companheira de chapa, Débora Lopes (PSOL), tem manifestado opinião de que é necessário fortalecer a agricultura familiar e os pequenos comerciantes do município.Para Léo Pinho, os pequenos comerciantes e a agricultura familiar enfrentam constante pressão das megaempresas e do agronegócio, que utilizam táticas de concorrência desleal e ataques às pequenas propriedades com o uso de venenos.
“Valinhos, infelizmente, vem seguidamente desinvestindo no fomento à agricultura. O orçamento para a Agricultura na Lei de Diretrizes Orçamentárias é pouco mais que 0,7% do orçamento público para 2025”, denuncia o candidato do PT.