Diversas entidades da sociedade civil de Valinhos, com representação junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) publicaram, nesta terça-feira (3), uma Denúncia Formal Sobre Queimada na Serra dos Cocais e Falta de Combate ao Incêndio.
O documento é endereçado à Prefeitura de Valinhos, à Promotoria de Justiça de Valinhos, à Ordem dos Advogados de Valinhos (OAB), ao Corpo de Bombeiros de Valinhos e aos Grupos de Comunicação e Participantes da Sociedade Civil.
Num dos trechos, as entidades afirmam que “Nos últimos dias, a área da Serra dos Cocais tem sido devastada por um incêndio de grandes proporções, o qual está causando graves danos ao meio ambiente e colocando em risco a fauna e flora local. É evidente que a situação está fora de controle, e a fumaça intensa está comprometendo a qualidade do ar e a saúde dos moradores da região.”
A denúncia cobra um conjunto de medidas diante da monstruosa destruição da Serra dos Cocais, entre elas a investigação sobre as causas do incêndio e responsabilização dos envolvidos, caso seja constatada qualquer forma de negligência ou ação criminosa.
Segundo informações apuradas pelo Pé de Figo, ainda há focos de incêndio espalhados pela região, e, até o momento, não ocorreu nenhuma manifestação oficial dos órgãos públicos a respeito, tampouco anúncio de ações para impedir a expansão de chamas que já ameaçam atingir residências e áreas de agricultura.
Uma moradora do Clube de Campo Valinhos nos escreveu: “estamos com três focos de incêndio aqui, um na Dom Pedro, outro no Alpinas e um bastante preocupante bem ao lado do Centro Hípico do Clube de Campo”.
Confira a íntegra da denúncia: