Os 19 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro já deram início na articulação de quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Valinhos, a partir de janeiro de 2025. André Amaral (PL) e Alexandre Japa (PRD) surgem como os dois principais pretendentes ao cargo.
Segundo fonte apurada pelo Pé de Figo, o vereador reeleito André Amaral (PL) sai na frente da disputa pois, além de ter sido o mais votado nas urnas deste ano, ainda conta com o apoio do grupo do novo prefeito Franklin (PL). Cuidadoso, Amaral afirma que as conversas estão apenas iniciando dentro do grupo do prefeito eleito e revela desconhecer se há outros pretendentes.
Ainda segundo informações, o vereador Alexandre Japa (PRD), reeleito com a segunda maior votação, candidato na chapa de apoio à prefeita Lucimara (PSD), também estaria conversando com os demais edis para aferir as suas chances de ser galgado ao comando do legislativo valinhense. Japa por sua vez diz: “tenho deixado nas mãos de Deus, conversando com alguns vereadores. Sem desespero, mas dialogando com todos.”
Com o número de cadeiras aumentado de 17 para 19, foram reeleitos André Amaral (PL), Alexandre Japa (PRD), Mônica Morandi (PSDB), Alécio Cau (PSB), Marcelo Yoshida (PT), Gabriel Bueno (MDB), Fábio Damasceno (Republicanos), Thiago Samasso (PSD), Veiga (PSD), Edinho Garcia (PRD), Henrique Conti (Republicanos) e Simone Bellini (União).
A partir de 2025, voltam à Câmara vereadores que já atuaram no Legislativo, como Israel Scupenaro (PL), Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos), Roberson Salame (PSD), Edson Secafim (PL) e Kiko Beloni (Cidadania).
Os dois únicos estreantes são Vagner Alves (Republicano) e Jairo Passos (PL).