O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 650 milhões para a instalação de uma linha pioneira de produção de insumos e medicamentos biotecnológicos de alta complexidade em Valinhos. O projeto, considerado estratégico para a saúde pública e a inovação tecnológica no Brasil, será desenvolvido pela Bionovis.
Com recursos das linhas Mais Inovação e Finem, a Bionovis irá produzir medicamentos para o tratamento de câncer, doenças raras e autoimunes, além de reduzir a dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos importados.
“Com a aprovação deste projeto, o BNDES fortalece a fronteira tecnológica do Brasil e diminui a vulnerabilidade do SUS, ao permitir a produção nacional de medicamentos de alto valor agregado para doenças graves, com poucos ou nenhum substituto”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A Bionovis, que já atua em projetos estratégicos do SUS, vê o financiamento como um marco para sua expansão. “A aprovação deste financiamento pelo BNDES é fundamental para consolidar o plano estratégico da empresa, ampliando sua capacidade produtiva, contribuindo para a sustentabilidade do SUS e fornecendo acesso aos brasileiros a esses medicamentos biotecnológicos de alta complexidade”, afirmou Odnir Finotti, presidente da Bionovis.
A Bionovis, instalada no bairro Joapiranga, em Valinhos, tem um papel destacado na formação de mão de obra altamente qualificada e na busca pela autossuficiência nacional na produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) e medicamentos biológicos.