ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Visita de ministro reacende expectativa de solução para o Marielle Vive
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Destaque agroecologia > Visita de ministro reacende expectativa de solução para o Marielle Vive
Destaque agroecologiaDestaque HomeNotíciasRegionalValinhos

Visita de ministro reacende expectativa de solução para o Marielle Vive

14 de março de 2026 5 minutos de leitura
Compartilhar
Foto: MST / Priscila Ramos

Paulo Teixeira participa de feira da agricultura familiar em Campinas e pode indicar os próximos passos para o impasse envolvendo terras em Valinhos.

A cidade de Campinas recebe a partir da próxima segunda-feira (16) a Feira Nacional de Máquinas e Tecnologias para a Agricultura Familiar, evento que reúne iniciativas voltadas à modernização da produção no campo. A abertura contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que participa da programação na Expo Dom Pedro até o dia 18 de março.

A visita do ministro à região acontece em um momento de tensão institucional envolvendo o governo federal e a Prefeitura de Valinhos sobre o destino das terras destinadas ao assentamento das famílias do acampamento Marielle Vive, localizado na região da Serra dos Cocais.

Durante a feira, o Ministério do Desenvolvimento Agrário deve anunciar um pacote de medidas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Entre os principais anúncios está o lançamento da Plataforma Mecaniza, um sistema digital que pretende integrar a oferta e a demanda por equipamentos agrícolas, facilitando o acesso de pequenos produtores a tecnologias e maquinário.

A agenda inclui ainda a entrega de kits do programa Mecaniza+ e de equipamentos conhecidos como Açaíbot, destinados a cooperativas que participam do programa Selo Biocombustível Social. Também está prevista a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) para incentivar a produção de bioinsumos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Outro eixo da programação envolve políticas voltadas à inclusão produtiva. O ministério deve lançar editais ligados ao programa Quintais Produtivos, além de anunciar uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para aquisição de implementos agrícolas destinados a grupos de mulheres agricultoras. A feira conta com a parceria de instituições como Embrapa e Conab.

A agenda em solo paulista também prevê a formalização de um acordo com a Ceagesp para ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar no estado, além da primeira adesão à chamada Ata de Máquinas por parte do governo de Minas Gerais.

O Impasse sobre o Acampamento Marielle Vive

A passagem do ministro pela região também deve trazer novos capítulos para o impasse envolvendo o acampamento Marielle Vive, onde famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão instaladas desde 2018.

Em janeiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou a intenção de adquirir áreas privadas na região para viabilizar o assentamento das famílias. Entre os imóveis citados estavam o Sítio Lajeado e a Fazenda Eldorado.

No entanto, em 4 de fevereiro, a Prefeitura de Valinhos publicou decreto declarando seis áreas rurais no entorno da Serra dos Cocais como de utilidade pública, com o argumento de garantir a preservação ambiental da região. A medida atingiu diretamente os imóveis que estavam em negociação com o governo federal, criando um conflito entre o plano municipal de proteção ambiental e a proposta de assentamento conduzida pela União.

Nos bastidores, há relatos de que o decreto municipal teria interrompido negociações privadas que avançavam para uma solução do impasse com a compra das áreas pelo governo federal. Ao mesmo tempo, especialistas apontam que a declaração de utilidade pública levanta um novo desafio: o custo de eventual indenização aos proprietários, já que a desapropriação exigiria recursos que o município dificilmente teria capacidade orçamentária de assumir.

Diante desse cenário, a expectativa é que a visita do ministro Paulo Teixeira à região possa trazer novos sinais sobre os próximos passos do governo federal para o caso Marielle Vive — um tema que segue mobilizando debates políticos, ambientais e sociais em Valinhos e em toda a região.

TAGGED: Acampamento Marielle Vive, Campinas, MST, Paulo Teixeira, Reforma Agrária, Valinhos

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 14 de março de 2026 14 de março de 2026
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior Energia que vira oportunidade: CPFL abre inscrições para Escola de Eletricistas em Campinas
Próxima Notícia A política brasileira perdeu o rumo do debate?

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?