Confesso que gostaria de escrever sobre como a cidade está empolgada para reverenciar os 70 anos  do seu mais tradicional evento turístico, porém, se faz necessário falar sobre o acontecimento da solenidade de abertura da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba.

De um lado, um grupo de cidadãos enfurecidos com a tributação do IPTU, em que a Prefeitura peca, principalmente, pela forma como foi conduzida a cobrança.

Capitaneados por um vereador da oposição, no exercício do seu quinto mandato (Mauro Penido voltou para a Câmara em 2017, depois de ter se acomodado no sofisticado cargo comissionado de Diretor de Relações Institucionais no governo anterior, já que não conseguira se reeleger em 2012), os manifestantes exerceram o seu direito de protestar exaltados, quando poderiam ter sido mais sutis.

Por outro lado, a soberba instalada no alto da autoridade do dedo em riste e tom de voz elevado, como se governante bom fosse aquele que demonstra, de forma incontestável, que sabe colocar os governados no seu devido lugar.

Enquanto a presidenta da Câmara de Vereadores descascava um sermão recheado de contornos autoritários, reforçando o distanciamento cada vez mais perigoso entre representantes e representados, o chefe do executivo, auto proclamando-se prefeito de todos nós, perdeu novamente a chance de mostrar-se apto a reconstruir uma cidade em frangalhos.

Digo que perdeu a chance, pois poderia ter conclamado os manifestantes, a comparecerem na segunda-feira ao seu gabinete na Prefeitura, onde de forma transparente e respeitosa, ouviria as queixas e demonstraria a situação da administração, suas dificuldades e seus atos. Seria um golaço do Orestes, no entanto, optou por chutar o balde e o bom senso foi jogado para escanteio.

Entre vaias e aplausos, insultos e xingamentos, as performances serviram para evidenciar que a confusão na abertura das comemorações dos 70 anos da Festa do Figo revela o que é a atual realidade política e social da nossa cidade: triste!

Leia também:

Com troca de insultos, disputa política marca abertura da 70ª Festa do Figo

 

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome