Há 15 dias Orestes fez um apelo dramático para evitar o colapso no sistema de saúde.

Há 15 dias o prefeito fez um vídeo com apelo dramático à população: fique em casa! O que mudou?

No dia 15 de maio, através de um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Orestes Previtale (DEM) fez um pronunciamento dramático à população de Valinhos: “O isolamento social, e só ele, evitará a explosão do número de casos e o colapso de nosso sistema de saúde. É uma medida dura, um remédio amargo, mas necessário, e por essa razão é muito importante que você fique em casa.”

Considerando que a curva de contaminação pelo coronavírus no país, no estado e em nossa cidade é ascendente, o que mudou na posição do prefeito para admitir uma flexibilização nas medidas de isolamento social?

Valinhos tem neste momento 37 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) de coronavírus, sendo 21 em UTIs (11 na Santa Casa e 10 no Hospital Galileo) e outros 16 em enfermarias (12 na Santa Casa e 4 no Galileo).

A taxa de ocupação das UTIs segue próxima de 60%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal de Saúde, depois que o hospital Galileo aumentou a oferta de leitos desse tipo de 10 para 20. Na Santa Casa são 16. No total, o município tinha 26 e agora possui 36 leitos de UTI para pacientes com covid-19.

O Pé de Figo procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura para questionar se há uma avaliação de que, nesses 15 dias que se passaram desde a publicação do vídeo, podemos considerar afastada a possibilidade de um “colapso no nosso sistema de saúde”?

Segundo a Prefeitura, o município continuará seguindo as orientações do Governo do Estado, por isso aguarda a confirmação das medidas de afrouxamento do isolamento a nível estadual para editar e publicar um novo decreto municipal a respeito.

Veja a nota da administração:

A Prefeitura tem seguido as determinações do Governo do Estado em relação às medidas adotadas durante a pandemia do coronavírus. Assim, a Administração Municipal se prepara para uma abertura parcial do comércio, conforme decreto do Governo do Estado, a partir da próxima semana, com uma série de restrições rigorosas impostas pela Secretaria da Saúde com base em normas técnicas. Todas essas diretrizes estão sendo discutidas com os setores produtivos da cidade.

Para entrar em vigor, a medida tem que ser publicada por decreto municipal.

A Prefeitura informa ainda que, em caso de descumprimento de tais diretrizes sanitárias, ou desrespeito às regras impostas pelo novo decreto, não vai hesitar em rever sua posição a qualquer momento com objetivo de voltar a decretar o isolamento em toda a cidade, mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento.”

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome