O trabalho teve apoio e patrocínio do Restaurante e Adega do Pipo, e o filme estará disponível ao público no canal do Youtube da Associação de Preservação Histórica a partir desta terça-feira, dia 22.
Um antigo filme mostrando toda a construção da praça Washington Luiz até o dia da sua inauguração em dezembro de 1967 é digitalizado pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos.

Com o apoio e patrocínio do Restaurante e Adega do Pipo este trabalho faz parte do segundo lote de digitalizações dos filmes históricos do acervo do Museu Municipal em uma parceria com a Secretaria de Cultura.Um projeto piloto para definir a tecnologia usada na digitalização dos filmes foi desenvolvido no segundo semestre de 2019 quando os dois primeiros rolos de filme 16 mm foram digitalizados pela tecnologia full HD quadro a quadro em uma empresa especializada de São Paulo.
O acervo do Museu Municipal conta com mais de 160 filmes antigos em película que retratam as principais mudanças ocorridas na cidade nas décadas de 60, 70 e 80.

O filme sobre a praça Washington Luiz revela detalhes como o formato antigo do terreno que pertenceu a chácara Ribeiro, todas as etapas de construção e o dia de inauguração que reuniu uma grande multidão.O lançamento do filme para acesso público é uma homenagem aos 53 anos que a praça completa neste mês.
O filme estará disponível ao público no canal do Youtube da Associação de Preservação Histórica a partir do dia 22 de dezembro.
Texto e fotos: APHV


