O próximo concerto será no dia 21 de maio, às 11h, no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.
A Orquestra Filarmônica de Valinhos fez na manhã deste domingo (9), no teatro da Câmara Municipal, o segundo Concerto da temporada 2017. Sob a regência do maestro Hebert Oliveira, o grupo apresentou Bachianas Brasileiras nº9, de Villa-Lobos; Concerto para Trompete e Orquestra de Haydn, com participação do trompetista Paulo Ronqui e finalizou o espetáculo com a 5ª sinfonia de Beethoven em dó menor. Ao final da apresentação, os músicos foram aplaudidos de pé pelo público.
O concerto abriu com execução das Bachianas Brasileiras nº 9, de autoria de Heitor Villa-Lobos. O compositor brasileiro, inspirado nas obras de Bach, escreveu um conjunto de nove composições entre 1930 e 1945, cujo nome foi dado em decorrência da inspiração de Villa-Lobos pelo compositor alemão.
As Bachianas Brasileiras nº 9 foram escritas para instrumentos de corda e, bem como disse o regente Hebert de Oliveira antes do inicio do concerto, a maneira como os instrumentos são tocados passa a impressão de que estão em um movimento de perseguição e fuga entre eles.
A segunda apresentação foi o Concerto para Trompete, que contou a com a participação do trompetista Paulo Ronqui, doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de trompete na mesma universidade. A apresentação, que uniu Ronqui aos outros músicos, teve momentos de solo do trompetista.
Para finalizar o concerto, a Orquestra Filarmônica de Valinhos apresentou os quatro movimentos da 5ª Sinfonia de Beethoven. Ao término do espetáculo, o público presente aplaudiu, em pé, os músicos da Filarmônica.
Apresentações
O concerto realizado na manhã deste domingo (9) foi o segundo de uma série de oito apresentações que estão agendadas para a temporada de 2017, ano que completa 130 do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A próxima está marcada para o dia 21 de maio, às 11h, no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.
Foto de Mário Scanholato Neto