O responsável pelo atropelamento que matou “Seu Luis”, Leo Ribeiro, está em liberdade provisória desde o mês de dezembro de 2019.

Neste sábado, dia 18 de julho, completa-se um ano do assassinato do sem terra Luis Ferreira ocorrido durante uma manifestação que exigia abastecimento de água no Acampamento Marielle Vive!, em Valinhos.

Centenas de famílias seguem acampadas numa área improdutiva da Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários Ltda. e, segundo representantes do Acampamento, “a luta agora, além do direito à terra, é também por justiça para este crime.”

O crime

O ato que se iniciou de forma pacífica, naquele 18 de julho, se tornou trágico quando uma caminhonete saiu da fila de carros parados, entrou na contra mão e acelerou para cima dos manifestantes atingindo diversas pessoas, entre elas, de forma fatal, Luis Ferreira, trabalhador sem terra de 72 anos, muito conhecido e querido na comunidade.

Após ser encontrado em Atibaia (SP), algumas horas depois do crime, a aproximadamente 60 quilômetros do local do atropelamento, Leo Ribeiro ficou preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória de Hortolândia/SP. Atualmente se encontra em liberdade provisória desde o dia 16 de dezembro de 2019, aguardando a sentença do caso.

“Seu Luís”

Luis Ferreira virou um marco de inspiração para as famílias do Acampamento Marielle Vive!, conhecido por sempre estar disposto a contribuir com as necessidades coletivas, pelo cuidado com a sua horta e por participar assiduamente da turma de alfabetização de jovens e adultos do acampamento.

“Seu Luís” migrou do Pernambuco, trabalhou duro como pedreiro para criar seus filhos e lutava para realizar o sonho de ter um pedaço de terra e para poder voltar a sua origem camponesa.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome