Dando continuidade a série de filmes históricos recuperados e digitalizados do acervo do Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto, a APHV divulga o oitavo trabalho numa homenagem ao 7 de setembro e os 200 anos da independência do Brasil.

Trata-se de um filme originalmente produzido em película 16 mm que mostra a construção desde o princípio até o dia da inauguração do Paço Municipal em 1966. Esta digitalização contou com o patrocínio do Pipo adega e restaurante.

Após a emancipação de Campinas, a prefeitura de Valinhos ocupou a casa ao lado da matriz São Sebastião onde hoje é o Fundo Social. Por se tratar de um local adaptado, um novo edifício foi projetado e construído para abrigar a Prefeitura, um pronto socorro e a Câmara Municipal.

Na parte do filme em que aparece a inauguração no dia 7 de setembro de 1966, um grande público está presente para acompanhar o desfile do exército pela rua Antônio Carlos e o funcionamento da primeira fonte luminosa que fazia parte do complexo.

Curiosa também é a cena em que aparece o prédio da subprefeitura construído no começo do século XX que foi a sede administrativa no período em que Valinhos era um distrito de Campinas. Este prédio foi demolido em 1970 para dar lugar ao atual sede dos Correios na rua Antônio Carlos.
Desde 2019 a APHV vem recuperando o acervo composto por 164 filmes históricos que retratam o período das décadas de 60 a 80. O trabalho conta com apoio da Secretaria de Cultura.

Confira:

Rua Luís Spiandorelli Neto, 30, Condomínio Vértice, Torre Araucária, sala 102, Jd. Paiquerê
WhatsApp: (19) 99455-0150

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome