O prefeito Arildo Antunes dos Santos e o seu vice, Amélio Borin inauguram o viaduto Laudo Natel em 1977.

A Associação de Preservação Histórica de Valinhos protocolou nesta quinta-feira (9), junto ao DAEV – Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos, um documento em que solicita a devolução da pedra inaugural do viaduto Laudo Natel ao seu local original.

Segundo a APHV, o ofício foi endereçado ao presidente do DAEV , que também participa da obra da Avenida Invernada,  porque,  conforme relatos de integrantes da Secretaria de Obras, a remoção da pedra inaugural teria sido de responsabilidade daquela autarquia e, contém a seguinte solicitação:

“Esclarecemos que a pedra inaugural do Viaduto Laudo Natel é um marco histórico de nossa cidade simbolizando a inauguração de uma das principais obras viárias de toda a nossa história. O evento ocorrido em 1977 está ricamente registrado por fotos e ainda permanece na memória de muitos que participaram da inauguração.”

E conclui:

“Por isso, através desta carta, a Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV, na condição de membro cativo do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural (CONDEPAV), vem mui respeitosamente solicitar ao DAEV que retorne a pedra ao local original de forma a corrigir este grave equívoco contra a memória e história de Valinhos.”

Na sequência,  a APHV encaminhou ao Prefeito Orestes Previtale (PSB) um novo documento informando da ação junto ao DAEV.

Repercussão nas redes sociais

A retirada da Pedra Inaugural do Viaduto para ser usada como Pedra Inaugural da Invernada causou grande repercussão nas redes sociais, como este comentário do irmão do ex-prefeito Arildo:

Veja a cópia dos documentos enviados pela APHV ao DAEV e Prefeito:

O Viaduto Laudo Natel

A construção do Viaduto Laudo Natel foi custeada pelo Governo do Estado de São Paulo e é uma peça fundamental para o sistema de fluxo de tráfego ligando as partes da cidade separadas pela estrada de ferro e possibilitando a entrada e saída da cidade rumo às principais rodoviais da região.

Na época da inauguração do viaduto, o prefeito de então, Arildo Antunes dos Santos, estava no final do seu mandato e Laudo Natel já não era mais o governador do estado, tanto que na placa inaugural consta o nome do novo governador, Paulo Egydio Martins.

Tanto Laudo Natel, que garantiu as verbas e emprestou seu nome para o viaduto, quanto Paulo Egydio Martins, foram indicados para governar São Paulo pela via indireta, isto é, sem eleições. Outra curiosidade com relação ao viaduto é que a festividade de sua inauguração teve um show com o cantor Ronnie Von.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome