“Do silêncio e da omissão da população nascem e prosperam os desmandos, a inoperância e a malversação dos recursos públicos”, diz o documento

As entidades representativas dos bairros de Valinhos, Recreio dos Cafezais, Country Club, Vale Verde e Dois Córregos emitiram uma Carta Aberta ressaltando a importância das eleições e da Democracia Participativa.

Confira na íntegra o documento:

Carta aberta à população de Valinhos das Associações de Bairros e Grupos Organizados de Moradores – Bairros Recreio dos Cafezais, Country Club, Vale Verde e Dois Córregos

Está chegando a hora de decidirmos o futuro de Valinhos nos próximos quatro anos por meio da eleição dos nossos representantes no Executivo e no Legislativo Municipais.

Podemos escolher entre quem vai preservar o meio ambiente e estimular a produção rural ou quem vai aprovar mais expansão urbana desnecessária.

Podemos escolher entre quem vai investir nos cuidados com a saúde ou quem vai deixar tudo como está.

Podemos escolher entre quem vai trabalhar para melhorar o transporte coletivo ou quem nem vai se lembrar de quem usa ônibus.

E assim pode-se listar muitas outras coisas importantes que devem compor o todo de um Município desenvolvido de forma equilibrada e equânime!

Estamos falando da Democracia Participativa. É hora de cada cidadão escolher o Prefeito (a) e os Vereadores (as) que irão, de fato, atender as reivindicações e necessidades da população.

Devemos repudiar os que pretendem favorecer a interesses específicos que não aportam para ganhos de qualidade de vida à coletividade.

As Associações de Bairros, as Entidades Representativas de Classes, os Conselhos Municipais e os grupos da Sociedade Civil Organizada devem, de fato, ser chamados a participar das decisões da cidade, pois são portadores das expectativas e inquietações da vida cotidiana dos munícipes.

Conhecer os Planos de Governo dos candidatos a Prefeito e as intenções dos candidatos a Vereador (a) é uma forma eficaz de fazer a escolha e de confiar o voto. Depois, é acompanhar o trabalho e ações dos eleitos e exigir sempre o cumprimento do que assumiram fazer. Para tanto é só seguir os Boletins Municipais publicados no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br/boletins ) e assistir toda terça-feira das 18h30 às 22h00 a sessão da Câmara de Vereadores http://www.camaravalinhos.sp.gov.br/?module=tvcamara& ) .

Temos que fazer valer, realmente, a Democracia Representativa que se consolida a cada quatro anos pelo nosso voto, e é quando outorgamos, na mesma intensidade, responsabilidades e autoridade aos eleitos. Agir com consciência, também, das nossas responsabilidades como cidadãos, explicitando e discutindo as necessidades da população em busca das melhores soluções é, por outro lado, a finalidade precípua da Democracia Participativa e onde definimos adequadamente nossa presença e nosso dever na vida política da cidade. É fundamental compreender o papel de cada uma dessas instâncias na vida de uma sociedade democrática. Não se confundem, são complementares.

Reclamar, criticar e choramingar são verbos a riscar do nosso dia a dia.

Organizar moradores, participar de grupos de debate, exigir dos representantes eleitos um trabalho voltado para todos, devem ser nossas atitudes diárias. Precisamos sempre renovar a clareza de que os representantes eleitos estão a serviço da comunidade toda e não a serviço de alguns.

Do silêncio e da omissão da população nascem e prosperam os desmandos, a inoperância e a malversação dos recursos públicos.

Vamos nos calar e reproduzir esses mesmos padrões e posturas históricos, ou escolher corretamente nossos representantes e pleitear o que é necessário para sermos o Município que merecemos?

Cientes de nossa responsabilidade cidadã, oferecemos assim aos candidatos das eleições para o período 2021/2024 a oportunidade de refletirem sobre esta “Carta aberta à População” e nosso compromisso de que estaremos atentos à trajetória dos futuros eleitos em seus mandatos, acompanhando o que fizerem para o Município que amamos!

Valinhos, outubro de 2020.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome