(Andressa Cruz Fotografia)

Inaugurado em 1º de agosto, o primeiro centro de referência do autismo da região de Campinas já recebe crianças e adolescentes da RMC com atendimento que segue protocolo sanitário da covid-19.

O início das atividades no recém-inaugurado prédio do Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna já é considerado sucesso. Cerca de 120 famílias estão sendo atendidas.

O CAJ é considerado o primeiro centro de referência no atendimento do autismo da RMC e teve sua inauguração oficial em 1º de agosto de 2020 com a presença de autoridades locais. De maio de 2019 até a data da inauguração, os atendimentos às pessoas com espectro autista eram feitos provisoriamente no prédio do Centro de Equoterapia (CEJ).

Todas as atividades do CAJ seguem os protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19: obrigatoriedade de máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social. Cada criança é atendida em sala separada, sendo possível realizar dez atendimentos por hora.

As atividades são voltadas às crianças e adolescentes a partir de 8 meses de idade que apresentam atraso no desenvolvimento.

Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente são registrados cerca de 150 mil casos de autismo por ano no Brasil. 

O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.  O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente.

O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Para o tratamento, o CAJ conta com atividades com psicopedagogas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público das prefeituras cadastradas no sistema Sismetro.  As prefeituras que quiserem se cadastrar podem entrar em contato por email contato@centrodeequoterapia.org.

CAJ (Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna)

O CAJ nasceu da expertise e dos excelentes resultados do trabalho realizado pela equipe do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) no atendimento de autistas.

Em maio de 2019,  o proprietário Wilson Mellilo abraçou, ao lado de sua filha Veridiana Mellilo, o desafio iniciar o trabalho voltado às crianças com espectro autista para atender a demanda do Município em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna. Os atendimentos eram realizados provisoriamente no prédio do CEJ.

Em menos de um ano, o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna atendeu 114 famílias nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional.

Desbravando o desafio de abrir o primeiro Centro de Referência do Autismo no circuito das águas, Wilson e Veridiana inauguraram em 1º de agosto de 2020, o prédio do CAJ ampliando a missão da ‘’imensa alegria de servir’’ através de um atendimento de referência a todos. A expectativa é de aumento de atendimentos e municípios após inauguração do prédio que conta com 10 salas e capacidade para 80 atendimentos por dia.

 “Dedicamos as nossas vidas ao ato de servir com excelência. O desafio nos encorajou a subir um império para atender nossos pacientes e suas famílias com os melhores profissionais do mercado, embasados nas melhores abordagens e técnicas. Com o trabalho de nossa equipe em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna proporcionamos ao nosso Município um serviço de primeiro mundo. Com o apoio de empresas, escolas e outras prefeituras, disponibilizaremos essa oportunidade à todas as famílias do nosso Estado”, afirma Wilson Mellilo.

O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público com os projetos: Empresa Amiga: Engaja empresas com responsabilidade social comprometidas com nossa causa a disponibilizarem vagas para famílias de toda a região;  Escola Amiga: Projetos especiais personalizados e palestras para equipe pedagógica e para alunos, afim de proporcionar a felicidade de todos no espaço escolar e; Prefeitura Amiga: Atendimento especializado para receber a demanda do município em parceria com a secretaria de saúde da cidade.

CAJ – Centro de Referência ao Autismo de Jaguariúna

Rod.Campinas Mogi-Mirim km 127-Tanquinho Velho – Jaguariúna – SP
Contato: 19  3199-9986 /  19 99840-1899
contato@centrodeequoterapia.org

DIDAI SOLAR
ENERGIA SOLAR EM CAMPINAS E REGIÃO
(19) 99354 1985 (WhatsApp)
Acesse: www.didaisolar.com.br

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome