Às vésperas do Dia Mundial da Água, a ser comemorado em 22 de março, os prefeitos Orestes Previtale, de Valinhos, e Jonas Donizete, de Campinas, assinam um convênio de parceria no tratamento de esgoto. Na tarde da segunda-feira (18), os dois assinaram autorização para celebração de um convênio inédito na Região Metropolitana de Campinas para tratamento de esgoto.
A parceria estabelecida entre a Sanasa, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Campinas , e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) foi estabelecida para um prazo de 30 anos e os investimentos previstos somam R$ 130 milhões, com origem financiamentos através da Caixa Econômica Federal.
A parceria, inédita no Estado de São Paulo e histórica para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), irá viabilizar a melhoria do sistema de tratamento de esgoto realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava.
A assinatura do convênio feita pelos prefeitos Jonas Donizete (PSB) e Orestes Previtale (PSB) foi realizada no Auditório Capivari, na sede da Sanasa Campinas. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, o presidente do Departamento de Água se Esgoto de Valinhos (Daev), Pedro Inácio de Medeiros, e o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Francisco Lahóz.
O prefeito de Campinas fez questão de destacar que o convênio está sendo realizado com uma empresa reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços que presta na área do saneamento básico. “É um acordo benéfico para as duas cidades, pois a Sanasa é reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil nessa área”, afirmou.
“Valinhos e Campinas estão dando um importante passo na questão da água, na questão ambiental e no modelo de solução de um problema que afeta as duas cidades. Prevaleceu a vontade política e o exemplo. Vamos deixar um importante legado para as futuras gerações”, destacou o prefeito Orestes.
Fonte: PMV