O Cartório Eleitoral de Valinhos fará o quinto plantão da biometria neste sábado (10) das 8h às 13h. A determinação é da Justiça Eleitoral Paulista, devido à exigência de que todos os eleitores da cidade cadastrem a biometria até 19 de dezembro. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Valinhos, Andrea Cresta, dos 89.836 mil eleitores registrados no Município, apenas 39.923 mil fizeram o cadastro, 44,6% do total. Mais da metade dos eleitores valinhenses ainda não realizou o procedimento, quase 50 mil pessoas.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), quem descumprir o prazo terá o título cancelado. “Os eleitores que tiverem o título cancelado não poderão pedir empréstimo a bancos públicos, tirar passaporte e terão suspenso o CPF, além de não poderem votar”, informou Andrea.

Mais da metade dos eleitores valinhenses ainda não realizou o procedimento, quase 50 mil pessoas.

Para cadastrar a biometria é necessário fazer agendamento no Cartório Eleitoral, através do site do TRE-SP. Com os dados pessoais, o eleitor pode marcar dia e horário desejado. Caso não possua acesso à internet, é necessário ir pessoalmente até o Cartório Eleitoral para agendar. O serviço é gratuito.

No dia do cadastramento, o eleitor deve apresentar um documento de identificação original com foto, comprovante original de residência emitido nos 3 meses anteriores e o título de eleitor (se houver).

Cadastro também pode ser feito na Prefeitura durante a semana

Para facilitar a rotina dos moradores do Município, o Cartório Eleitoral de Valinhos disponibilizou no início de julho o serviço de cadastro biométrico dentro da Prefeitura Municipal. Os atendimentos acontecem até sexta (9), das 9h às 16h para moradores e até às 17h30 para servidores municipais, por ordem de chegada.

A partir da próxima semana, o Cartório Eleitoral também vai promover a biometria itinerante, com uma equipe se deslocando até diferente locais da cidade, municipais ou privados. “Caso algum bairro precise de atendimento, por ser mais afastado da região central da cidade, é só ligar para o cartório e pedir o serviço para que nossa equipe se desloque até a região solicitada”, disse Andrea.

Também na próxima semana, um carro de som passará por diversas regiões da cidade para orientar os moradores sobre a data limite para o cadastro biométrico. O Cartório da 034ª Zona Eleitoral de Valinhos fica na Rua Doutor Cândido Ferreira, 63, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O telefone é o (19) 3849-5559.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome