Nomeado pela Prefeita Lucimara (PSD) para assumir a presidência do Valiprev, e após ser criticado por partidários, Eduardo Bonachela deixa o PSOL. Adriano Cardoso Tonon, secretário municipal do partido em Valinhos, que havia apoiado a nomeação de Bonachela, também pediu desfiliação.
A nomeação do presidente do PSOL de Valinhos, Eduardo Bonachela, para presidir o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos (Valiprev), não causou apenas surpresa na formação da equipe de governo da Prefeita Lucimara (PSD). Alguns membros do partido em Valinhos e da direção estadual psolista censuraram a sua decisão, o que culminou com o pedido de desfiliação.
Ao aceitar presidir o Valiprev, Bonachela havia explicado que se tratava de assumir a direção de um órgão que pertence aos servidores municipais e por indicação dos próprios trabalhadores, através dos conselheiros do instituto. (Veja matéria abaixo).
Adriano Cardoso Tonon, secretário municipal do partido em Valinhos, que havia apoiado a nomeação de Bonachela, comunicou em suas redes sociais que também pediu desfiliação do PSOL.
Confira:

“A quem possa interessar!Atualmente sou filiado ao PSOL e sou secretário municipal do partido! Porém, semanas atrás, o presidente do PSOL Valinhos foi convidado para assumir como Presidente do Valiprev! Como secretário municipal eu entendi que seria bom, afinal, vemos tantos funcionários públicos reclamar do Sampaprev, do CampiPrev. Valinhos teria um presidente do Prev que ao mesmo tempo é o presidente do PSOL!Pois é… Não foi bem isso que o partido entendeu e o presidente tomou uma decisão. Porém eu apoiei! E essa opinião é contrária ao partido! Logo, eu também errei! Logo eu, que vivo criticando politicos e decisões diferentes das linhas de pensar do partido A, B, C! Então, se eu crítico isso, não posso deixar o presidente ser punido, sem assumir minha parcela de culpa. Pois é, se o partido entendeu que ele estava errado, eu também estou. Portanto, enviei meu pedido para abrir mão do meu cargo e solicitar minha desfiliação do partido! Porque como eu posso dormir, sabendo que alguém que eu apoiei, foi punido? Eu não deixarei de apoiar aquilo que eu acredito! Continuo sim apoiando nossos deputados, vereadores, prefeitos! Mas entendo que a partir de hoje, como simpatizante! Obrigado a todos e se eu errei, errei pelo bem! Mesmo assim peço desculpas!”



