Foto: JTV
-publicidade-

A coleta seletiva também será ampliada, atingindo assim quase 100% de atendimento nos bairros da zona urbana

A partir do próximo dia 18 de outubro, a coleta de resíduos domiciliares e recicláveis de Valinhos seguirá um novo plano, com o objetivo de melhor atender à população. A coleta do lixo domiciliar será ampliada, assim como a coleta dos resíduos recicláveis, que vai chegar perto dos 100% de cobertura no município.

A frequência da coleta domiciliar será ampliada nos bairros Morro das Pedras, Reforma Agrária, Macuco e Capivari, passando a ser feita três vezes por semana. Os valinhenses podem ajudar ficando atentos ao novo cronograma e só colocando os resíduos para fora nos dias programados.

-publicidade-

O diretor do Departamento de Limpeza Pública (DPL), vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni, listou diversos benefícios da atualização do Plano de Coleta. “Entre eles, a maior eficiência da logística de coleta, com a compactação dos setores, uma vez em que o atual plano está vigente desde 2005 e se encontra defasado em relação ao crescimento populacional do município”, afirmou.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva também será ampliada, atingindo assim quase 100% de atendimento nos bairros da zona urbana. Entram no Plano de Coleta os bairros Jardim Palmares 2, Jardim Nova Espírito Santo, Jardim Soleil, Bosque dos Eucaliptos, Nova Era e Ana Carolina 2.

Todo o material da coleta seletiva é destinado à cooperativa de reciclagem Recoopera, que atua em parceria com a Prefeitura de Valinhos desde 2013 realizando a triagem do material e dando a correta destinação para reciclagem. Ao todo, são 45 cooperados que vivem da renda financeira vinda dos materiais recicláveis recolhidos na cidade.

Para isso, diz Sirianni, a população pode colaborar fazendo a separação correta do lixo orgânico e reciclável dentro de suas casas e estabelecimentos.“É importante ressaltar que materiais como vassouras, sacos de cimento, restos de materiais de construção, roupas, calçados, colchões e móveis velhos, lâmpadas e principalmente lixo de cozinha, banheiro ou varrição não devem ser misturados junto aos materiais recicláveis”, acrescentou o diretor.

Além disso, itens como papéis de bala, guardanapos e bandejas de isopor sujos ou engordurados não são reaproveitados e devem ser descartados na coleta domiciliar.

Em caso de dúvidas, a população pode consultar o site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br), o endereço eletrônico da empresa Corpus Saneamento e Obras (www.corpus.com.br) ou entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelos telefones (19) 3829-6012 ou (19) 3829-6033.

Durante todo o mês de outubro a empresa Corpus realizará campanha de divulgação alertando aos munícipes sobre a mudança. O novo itinerário da coleta será veículado nos jornais locais, na rádio Valinhos FM, em carros de som e por meio de panfletagem porta-a-porta.

Acompanhe aqui no Pé de Figo a divulgação das mudanças.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Corpus




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome