-publicidade-

Com o apoio das secretarias de Cultura e Esportes e Lazer, a Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos realiza nesta terça-feira (20), das 14 às 18 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, no Bom Retiro 2, as comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra.

“É uma festa que promovemos visando marcar o Dia da Consciência Negra, mas é uma festa voltada inteiramente para as crianças da comunidade”, Osvaldo Reiner de Souza

Segundo Osvaldo Reiner de Souza, presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos, o evento é realizado nesse local há 15 anos, antes mesmo do município instituir o feriado municipal através de emenda ao artigo 270 da Lei Orgânica, que estabelece os feriados municipais. “É uma festa que promovemos visando marcar o Dia da Consciência Negra, mas é uma festa voltada inteiramente para as crianças da comunidade”, disse Osvaldo.

A Associação irá promover sorteios de brinquedos e distribuição de pipoca e algodão doce. Haverá ainda apresentação de capoeira e brinquedos infláveis para as crianças.

-publicidade-

A praça Zumbi dos Palmares está localizada entre as ruas Antônio Nicolau, Attilio Tordin, Ricardo Giusepe Venturini e Rotary Club.

A DATA

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. O objetivo da celebração é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. Atualmente, 780 municípios brasileiros consideraram feriado o Dia Nacional da Consciência Negra.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome