
Os vereadores Giba (PDT) e Salame (PSDB) podem perder a vaga para Edinho Garcia (PTB) e Alexandre Japa (PRTB). A expectativa é de que a decisão se efetive antes da diplomação dos eleitos que está marcada para o dia 18 de dezembro.
A eleição ainda não acabou para alguns candidatos a vereador de Valinhos que tiveram o registro da candidatura indeferido pela Juíza Eleitoral e aguardam decisão do Tribunal Regional Eleitoral sobre os recursos impetrados por eles.
O Cartório Eleitoral de Valinhos, por sua vez, espera a decisão do Tribunal, e informa que a diplomação dos eleitos está marcada para o dia 18 de dezembro, sendo que não haverá solenidade presencial devido à pandemia da covid-19.
Edinho Garcia e Alexandre Japa
É o caso de Edinho Garcia (PTB) que conquistou 624 votos e de Alexandre Japa (PRTB) com 657 votos. A votação de ambos não foi considerada pela Justiça Eleitoral por problemas com a documentação necessária para o registro das candidaturas.
Edinho e Japa recorreram junto ao Tribunal Eleitoral e, caso obtenham decisão favorável, o Cartório Eleitoral recalculará a distribuição de vagas entre os partidos e ambos serão considerados eleitos.
Giba (PDT) e Salame (PSDB) podem ter a reeleição cancelada
Por outro lado, os vereadores Giba (PDT), que obteve 884 votos, e Roberson Salame (PSDB), com 1156 votos, vivem com a mesma angústia da espera pela decisão do TRE. Ambos poderão perder a reeleição e ter suas vagas atribuídas a Edinho e Japa.
Advogado de Edinho diz que os prazos do TRE foram observados
Flávio Farinacci Paiva de Freitas, um dos advogados de Edinho Garcia, afirma que “o próprio Tribunal fixou o prazo de 26 de outubro de 2020 para a juntada das certidões exigidas para o registro de candidaturas e, após a análise do TRE-SP das certidões, que foram enviadas no dia 26, dentro do prazo recursal, os votos do Edinho têm de ser computados e o quociente eleitoral vai mudar e o PTB vai ter dois vereadores eleitos democraticamente (Henrique Conti e Edinho Garcia).”
Alexandre Japa também aguarda
Procurado pelo Pé de Figo, Alexandre Japa diz estar com “um sentimento de insatisfação pela demora do julgamento do recurso contra o indeferimento da sua candidatura, que foi protocolado no dia 6 de novembro, nove dias antes das eleições, o que agora gerou incerteza e briga política dentro do partido.” Questionado sobre o que seria exatamente esta briga, Japa não se manifestou.
Giba aguarda com serenidade
O vereador Gilberto Borges, o Giba, diz estar aguardando com serenidade, e acredita que as chances do Edinho ser reconhecido como eleito são grandes, se considerados a jurisprudência e o fato de que, uma vez apresentada a documentação nos termos estabelecidos pelo Tribunal, não há que se falar em inelegibilidade. Giba, no entanto, manifestou-se no processo do recurso, como parte interessada, reivindicando a confirmação de sua eleição.
Não conseguimos contato com o vereador Robserson Salame (PSDB) até o fechamento desta matéria.


