Baixas temperaturas podem causar problemas de saúde; médica dá dicas para evitá-los

Cuidados com crianças em viagem também devem ser redobrados

As baixas temperaturas podem causar sérios problemas de saúde, portanto, é muito importante redobrar os cuidados e se prevenir para que o frio não venha acompanhado de doenças. A médica Aline Regis, clínica geral da Surgical Medicina Integrada, faz um alerta sobre os problemas mais comuns e dá dicas para enfrentar o frio intenso previsto para os próximos dias.

“Com o período mais frio, as pessoas ingerem menos líquidos, são mais propensas a não realizar atividades físicas e ficam em ambientes fechados, podendo levar a mais processos de alergias, resfriados e diminuição da imunidade, além de maior possibilidade de transmissão de vírus. Os idosos e as crianças sãos os que mais sentem”, explica Aline.

De acordo com ela, para se manter aquecido, nosso corpo gasta mais energia e reduz a velocidade de resposta de defesa. Entre os problemas mais comuns nessa época do ano, estão os cardíacos, a gripe, a pneumonia, crises de asma, bronquite e rinite, problemas de pele e dores articulares.

“Em períodos frios, o número de infartos aumenta em 30%, por causa da redução de circulação sanguínea, por vasoconstrição, que é uma reação comum do nosso corpo ao frio”, diz. A médica explica, ainda, que como o corpo aumenta o gasto de energia para manter as funções vitais, a imunidade diminui, aumentando também as infecções pulmonares.

Assim como favorece os casos de gripe, os ambientes fechados também colaboram para o aumento dos casos de crise de asma, bronquite e rinite. “Roupas e cobertores guardados por muito tempo, com acúmulo de ácaros e mofos, podem piorar as alergias”, ressalta.

Os problemas de pele, principalmente o ressecamento, estão ligados à baixa ingestão de líquido e a banhos quentes prolongados. Dores articulares também são mais comuns no inverno. “Os músculos tendem a contração, como reação normal ao frio. A circulação também é reduzida, causando mais sensibilidade à dor. Além disso, tendemos a ficar mais encolhidos e sem atividade física, o que aumenta a rigidez das articulações e, como consequência, a dor”, explica.

Cuidados em viagens de férias

Como o frio coincide com o fim das férias escolares, quem estiver viajando também deve tomar cuidado com as crianças e evitar locais muito gelados, rios, praias e piscinas. “A criança não deve entrar na água gelada. Se isso ocorrer, é importante aquecê-la logo na sequência, com banho quente. Também é importante sempre levar uma troca de roupas – no caso de a criança se molhar por acidente -, e agasalhos compatíveis com a temperatura do local. Bebidas quentes, como leite e chá, também são uma boa maneira de se aquecer”, explica a médica. “Se houver fogueira ou lareira por perto, a criança também deve estar sempre acompanhada por um adulto para evitar acidentes”, orienta.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde nos dias frios:

– aumente o consumo de líquidos, principalmente, água

– consuma alimentos que acelerem o metabolismo. Opções mais calóricas são as melhores escolhas

– mantenha os ambientes bem arejados

– tome as vacinas orientadas para cada idade: gripe, pneumonia, COVID

– lave as roupas de inverno e os cobertores antes de usá-los

– não interrompa atividades físicas

– evite banhos quentes e prolongados

– hidrate bem a pele com cremes específicos para isso

– mantenha-se aquecido com roupas quentinhas, meias, touca

Sobre a Surgical Medicina Integrada:

A Surgical Medicina Integrada é uma clínica com 22 especialidades médicas, situada em Campinas. Inaugurada em julho de 2021, ela tem uma proposta inovadora, com conceito diferenciado e integrado de atendimento, seguindo rígidos protocolos de qualidade. Ela faz parte do Grupo Surgical, referência em cirurgias de urgência e emergência em nove hospitais da região de Campinas.

Fonte: Capovilla Comunicação

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome