Foto disponível no Google

A Embrapa Territorial promove um Dia de Campo sobre “Uso Racional de Insumos no Circuito das Frutas”, em 25 de agosto, das 8h às 13h, em Indaiatuba, SP. O evento é destinado a agricultores dos dez municípios que compõem a tradicional região produtora de frutas do interior paulista: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail celia.libardi@embrapa.br ou pelo telefone (19) 3211-6200.

No dia de campo, a pesquisadora Célia Regina Grego, da Embrapa Informática Agropecuária, mostrará a situação da fertilidade dos solos nos pomares da região, levantada por meio de geoestatística no projeto “Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do estado de São Paulo”. Logo na sequência, a pesquisadora Teresinha Albuquerque, da Embrapa Roraima, apontará recomendações de fertilização para as condições que foram encontradas no estudo.

No Sítio Lageado, onde será realizado o dia de campo, essas recomendações de fertilização são adotadas há cerca de um ano no cultivo das videiras. Os participantes poderão conhecer a área e a experiência do produtor Júlio Paiola. Terão ainda uma palestra com o consultor Oliver Blanco sobre “Saúde do solo e biopoder do agricultor familiar”.



Líder do projeto no Circuito das Frutas, o pesquisador da Embrapa Territorial Ivan Alvarez, conta que o trabalho realizado no campo nos últimos três anos revelou o uso de insumos além do necessário na região. “Isso aumenta o custo de produção, um dos fatores que tem levado agricultores a deixar a fruticultura”, analisa Alvarez, explicando o que motivou a organização de um evento para apresentar novidades sobre o uso racional de insumos.

Serviço:

Dia de Campo “Uso Racional de Insumos no Circuito das Frutas”
Quando: 25 de agosto, das 8h às 13h
Local: Sítio Lageado, Indaiatuba, SP
Inscrições: envie e-mail para celia.libardi@embrapa.br ou ligue para (19) 3211-6200

Apoio: Sindicato Rural de Indaiatuba

Fonte: Divulgação

Leia também:

Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas: fomentando uma agricultura mais sustentável

Turismo de Base Comunitária: a experiência da Bahia | Entrevista com Alberto Viana

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome