No destaque, o Secretário de Mobilidade Urbana, Márcio Aprígio

O Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Valinhos, Márcio Aprigio, participou de reunião com os vereadores, durante sessão virtual realizada na última terça-feira (9).

Na ocasião, os vereadores se posicionaram contra a redução da frota de ônibus em Valinhos e ouviram do Secretário que a empresa responsável pelo transporte público quer reduzir ainda mais a frota na cidade, mas que a Prefeitura não aceitará o pedido.

Segundo o secretário, a Prefeitura está acompanhando a situação e já cobrou ações que estão sendo cumpridas por parte da empresa, como a disponibilização de mais ônibus em horários de pico, higienização de todos os veículos ao chegarem à Rodoviária e instalação de totens com álcool em gel no terminal. Aprigio classificou a situação como “difícil”. “Estamos negociando a colocação de mais ônibus ou a totalidade dos 45 ônibus. E o que a empresa está pedindo é subsídio. Entendemos que está difícil para todo mundo, mas, neste momento, não temos como conseguir dinheiro para esse subsídio”, disse.

Para o secretário, o ideal seria uma nova licitação, com um estudo mais aprofundado, adequado à realidade de Valinhos. O contrato de concessão, no entanto, foi assinado em 2016 e tem validade de 15 anos. “O empresário sempre querendo menos ônibus rodando e a gente sempre querendo mais ônibus rodando. Eles alegando custo e nós a necessidade de ônibus vazio para que não haja contágio entre as pessoas (…) Estamos todos os dias nos reunindo. Está muito difícil de negociar hoje, mas ainda estamos tentando”, esclareceu.

Durante os questionamentos, o secretário disse ainda que a Prefeitura será firme com a empresa. “Não é possível continuar do jeito que está. Eles vão ter que aumentar o número de ônibus. Assim como estamos exigindo sacrifício dos comerciantes, a empresa também terá que se sacrificar um pouco mais, sob pena de ser notificada, multada e ter o contrato rescindido.

Fonte: CMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome