No próximo dia 26 de junho, terça-feira, a sede da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos) de Valinhos receberá o lançamento do projeto Agroecologia no Circuito das Frutas, com o objetivo de promover ações de fortalecimento da agroecologia, agricultura familiar e ecoturismo da região que engloba 10 cidades da Região Metropolitana de Campinas.

O projeto é realizado numa parceria entre a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil), o Instituto PluriCidade e o Portal Pé de Figo.

Neste evento de abertura, que terá início às 19h, além do ponta pé inicial deste projeto com a participação de nomes importantes para a construção de uma rede de agroecologia na região, teremos também o lançamento da campanha pelo Polo de Ecoturismo da Serra dos Cocais, além de degustação de produtos da agricultura familiar do Circuito das Frutas.

O artista plástico Jerci Maccari, famoso por retratar em suas telas os trabalhadores rurais brasileiros, também participará com uma pequena exposição de suas obras.

Você pode acompanhar as novidades e interagir com o projeto através de sua página no Facebook clicando AQUI.

O Polo de Ecoturismo

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou no dia 07 de maio o Projeto de Lei que “dispõe sobre a criação do Polo de Ecoturismo da Serra dos Cocais”. Segundo o texto do PL, o polo “visa a promoção do ecoturismo e turismo sustentável de nossa cidade, sem prejuízo da preservação da biodiversidade”, e integra a região composta pelas regiões e bairros do Frutal, Alpinas, Cisalpina Park, Condomínio Moinho de Vento, Ortizes, Parque Valinhos, Bairro dos Lopes, Clube de Campo Valinhos, Jardim São Bento, Contendas, Parque Suíço I e II, Fazenda Eldorado e Buracão.

A sugestão da criação do Polo de Ecoturismo surgiu na reunião do Fórum Permanente em Defesa do Ribeirão Pinheiros que aconteceu em abril, na Câmara. Na ocasião, o Presidente da Unisol Brasil, Leonardo Pinho, apresentou ao vereador Conti a proposta da criação do projeto.

Ainda em abril, o Diretor de Meio Ambiente do instituto PluriCidade, Wellington Strabello, publicou no Pé de Figo um texto em defesa da criação do polo de ecoturismo no local.

Nas justificativas do PL, o vereador ressalta que “além de promover a conservação e recuperação ambiental e proteção dos sistemas hídricos e preservação das belezas naturais, proporcionará o estímulo ao desenvolvimento econômico, gerando novos empregos por intermédio das atividades que serão desenvolvidas”.

Serviço

Lançamento do projeto ‘Agroecologia no Circuito das Frutas’
Data: 26 de junho, terça-feira, às 19h
Local: Sede da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos) – Rua Vicente Rossi, 155, Res. São Luiz, Valinhos/SP
Entrada gratuita

Leia mais:

Fórum em Defesa do Ribeirão Pinheiros debate a proteção da Serra dos Cocais

Vamos criar um Polo de Ecoturismo em Valinhos?

2 Comentários

  1. Muito bom Léo.
    Essa iniciativa tem meu apoio.
    Gostaria de sugerir a formação de um grupo de Trekking para promover caminhadas na Serra dos Cocais.
    Sou iniciante nesta modalidade mas confesso que é mito bom o contato com a natureza. Conhecer para poder preservar é um passo muito importante.
    Abraços,
    Eduardo D. Bonachela

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome