Ambientada em novo espaço em 2019, a Vila Italiana deve se manter como uma das atrações mais visitados e requisitados na 70ª Festa do Figo e da 25ª Expogoiaba, que acontece de 19 de janeiro a 3 de fevereiro no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Festa, Gustavo Previtali,  o espaço temático é coordenado pela Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Valinhos, em parceria com a Comissão Organizadora e a Paróquia de São Cristóvão.

“A pedido do prefeito Orestes (Previtale), este ano conseguimos atender a uma reivindicação da Associação, que era um espaço maior para ambientar a Vila Italiana. Toda estrutura da vila está sendo montada onde antes funcionava um dos restaurantes da festa”, explicou.

A presidente da Associação Italiana, Zélia Perez Crisanti, explicou que, este ano, com espaço maior, a Colônia Italiana de Valinhos será ainda mais contemplada. “Além do tombo da polenta e da pisa da uva, que se tornaram atrações à parte da festa, o espaço foi concebido como uma verdadeira Vila Italiana, com muita música e gastronomia”, disse.

De acordo com ela, com espaço maior, a Associação, que promove e divulga a cultura ítalo-brasileira e sua influência na formação do cidadão valinhense, consegue cumprir sua missão. “O resgate e a conservação das tradições dos imigrantes italianos e de seus descendentes, a promoção de encontros sociais e culturais contribuem para mantermos a chama do italianismo sempre presente em nossa cidade. A Festa do Figo é fruto da imigração italiana”, lembrou.

A Vila Italiana

Segundo Zélia Crisante, a Vila Italiana propõe ao visitante uma experiência em que os sentidos serão aguçados. “O cheirinho de comida feita no fogão a lenha, que lembra a casa da nona, e a receptividade tipicamente italiana darão a dinâmica da vila”, afirma.

As apresentações e atividades típicas como a pisa da uva e o tombo da polenta estão na programação da vila, que este ano terá um cardápio inspirado na cozinha artesanal das famílias italianas e nas receitas adaptadas pelos imigrantes no Brasil, com pratos que vão além das massas e valorizam ingredientes na sua mais pura essência e sabor.

A Vila Italiana traz ainda, em parceria com a adega Vila Tordin, uma área de demonstração do processo de produção de vinho e suco de uva, com vendas e degustações. Outra novidade é o armazém, para os visitantes mais idosos relembrarem e os mais novos conhecerem como eram realizadas as vendas de bens de consumo antigamente.

Show italiano

Aos domingos, a Vila Italiana promove shows especiais, sempre das 13h30 às 18h30, com os músicos Filippo Carro, cantor italiano experiente e popular nas festas italianas de São Paulo; Jonas Francisco Carrilho Mezleveckas, músico e cantor que iniciou sua carreira em 1966, participando de vários conjuntos e bailes por todo Brasil; e o músico valinhense Vicente Montero.

Pisa da uva

A pisa da uva foi inserida na Festa do Figo pela Associação Italiana, em parceria com a Comissão Organizadora e já é tradição na 70ª Festa do Figo 25ª Expogoiaba. O público confere como era feito o vinho antigamente e podem vivenciar a sensação da pisa da uva. A atividade dura meia hora e é embalada por músicas italianas, alegria e descontração. A pisa da uva acontece aos domingos a partir das 15h.

Tombo da Polenta

O Tombo da Polenta é preparado e organizado pela Associação Italiana em parceria com a Comissão Organizadora. Pela tradição, quem preparava a polenta para a família era sempre a matriarca. Depois do alimento pronto, a matriarca ficava na ponta da mesa, tombava a polenta em uma tábua e fazia a divisão do alimento. A polenta é um prato típico da região norte da Itália. A base é a farinha de milho de uma receita que é um ritual e símbolo de união familiar. O Tombo da Polenta acontece todos os domingos, a partir das 13h30.

História

Na Vila Italiana há um local montado pela Associação com o apoio da Comissão Organizadora para receber os visitantes, que terão a oportunidade de voltar no tempo através de fotos que resgatam a história da imigração italiana em Valinhos. O espaço ficará aberto todos os dias da festa e é um convite para saber um pouco mais sobre esse povo que muito influenciou no desenvolvimento da cidade.

Programação

Todos os sábados e domingos haverá shows especiais na Vila Italiana, sempre a partir das 12h

Dia 19

13h – Sapinho

20h – Vânia Vilela

Dia 20

12h – Gian Carlo

13h30 – Tombo da Polenta

14h30 – Pisa da Uva

19h – Samba Trio

Dia 26

12h – Jonas Francisco

13h30 – Tombo da Polenta – participação do Grupo Granello Giallo

14h30 – Pisa da Uva – participação do Grupo Granello Giallo

19h – Couro e Corda

Dia 27

12h – Jonas Francisco

13h30 – Tombo da Polenta – participação do Grupo Granello Giallo

14h30 – Pisa da Uva – participação do Grupo Granello Giallo

19h – Tuka Souza

Dia 2

12h – João Violante

13h30 – Tombo da Polenta

14h30 – Pisa da Uva

19h – ContraTempo

Dia 3

12h – Vânia Vilela

13h30 – Tombo da Polenta – participação do Grupo “Granello Giallo”

14h30 – Pisa da Uva – participação do Grupo “Granello Giallo”

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome