Uma das atrações mais prestigiadas da Festa do Figo e da Expogoiaba, o agroturismo superou a expectativas do Departamento de Turismo, responsável pela coordenação do projeto dentro do evento. Segundo Fernanda Gois, diretora de Turismo, entre sábado e domingo foi registrado um movimento de 671 visitantes (pagantes) que realizam o programa de visitas. “Foi um movimento excelente que agradou a todos, especialmente os donos das propriedades que integram o roteiro do nosso agroturismo”, disse Fernanda.

De acordo com ela, o passeio dura cerca de três horas e leva os visitantes a conhecerem quatro propriedades na região produtora de frutas do município, Sitio Kussakariba, Adega Tio Mário, Camping Macuco e Sitio Sequetto. Pode ser feito com os micro-ônibus da Festa ou com os próprios ônibus de excursões dos visitantes.

“É uma experiência única para aquele que vive o cotidiano das cidades. Nesse passeio, que conta com guias especialmente preparados para falar sobre a região, os visitantes conhecem um pouco sobre o processo de produção do figo e da goiaba”, explicou Fernanda.

O grande movimento do primeiro fim de semana é sinal de que o agroturismo continua sendo uma importante atração da Festa e agrada a todos os que participam. “O Departamento de Turismo também está realizando uma pesquisa de satisfação junto às pessoas que estão realizando o passeio e as maiores notas (4 e 5) são apontadas especialmente para o receptivo nas propriedades, a qualidade das propriedades e para os nossos guias”, disse Fernanda.

Além de conhecer  parte da história de Valinhos e da fruticultura na cidade, em cada uma das paradas os visitantes são convidados a adquirir frutas frescas, produtos caseiros e artesanato. Todos os guias que estão atuando no agroturismo são da Associação Amigos do Vali. A expectativa do Departamento de Turismo é de que o agroturismo supere a casa de 1,5 mil pessoas.

Ônibus adaptado

Este ano, uma novidade importante foi incorporada ao agroturismo, todos os micro-ônibus que estão operando durante a Festa são adaptados para atender pessoas com necessidades especiais. “É uma novidade importante, pois alguns de nossos visitantes chegavam em seus ônibus de excursões adaptados, mas não podiam fazer o passeio porque nossos micro-ônibus não davam essa condição de acessibilidade. Agora, todos podem fazer”, disse.

SERVIÇO

Agroturismo

Local – 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba

Saídas – Portão 7 do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini

Ingressos – R$ 20,00

Ingressos para quem vai no próprio ônibus de excursão – R$ 18,00, com guia acompanhando

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome