O primeiro fim de semana da Festa do Figo 70 Anos foi marcado pela grande presença de público, principalmente no domingo.

Uma tradição atraiu dezenas de visitantes neste domingo (20) na 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba em Valinhos. O Tombo da Polenta acontece aos sábados e domingos com a preparação de 500 quilos de polenta em uma temperatura de aproximadamente 450 graus. Depois de preparada a tradicional receita da colônia italiana, a polenta é despejada em grandes tachos, servidas em degustação e vendida para os visitantes.

Todo o ritual é uma grande celebração, música típica, dança e muita alegria, para resgatar a tradição italiana e lembrar os costumes dos imigrantes que fizeram parte da história de Valinhos. O grande caldeirão usado e as duas colheres de madeira bem diferentes chamaram a atenção dos visitantes, que registraram todo o processo em seus celulares.

A aposentada Nair Silva Toledo, de 77 anos, saiu de Santo André, em São Paulo, para prestigiar a Festa do Figo. “Saí cedinho de casa, vim de excursão com a minha filha pela primeira vez. Estou adorando. Essa polenta está uma delícia”, disse. Elizabeth Barbosa veio de Santa Bárbara D’Oeste e se deliciou com a polenta fresquinha. “Achei super diferente essa tradição. Me encantou, fora que o atendimento aqui na festa está nota dez”, afirmou.

Pela tradição da Itália, as mães eram responsáveis pela preparação da polenta e, depois de pronta, era tombada em uma tábua para servir a família. A organização do tombo é da Associação Cultural Ítalo Brasileira de Valinhos, que prossegue com a tradição pelo segundo ano consecutivo.

De tradição italiana, a Pisa da Uva é outra atração da Festa do Figo

Serviço
70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.
Horário: de quarta-feira a sexta-feira a partir das 18h até 22h30, sábados e domingos a partir das 9h.
Entrada gratuita

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome