Quarteto Choronas
-publicidade-

No dia 23 de setembro, domingo, às 11h, a Orquestra Filarmônica de Valinhos estará comemorando os 14 anos de atividades com seu tradicional Concerto de Primavera. O concerto, que terá na gerência o maestro paulistano Yonan Daniel, contará com as deliciosas participações do quarteto de choro Choronas, da cantora Letícia Torança e do violeiro e violonista Francisco Andrade, acontecerá no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos, e os ingressos já estão à venda no site da OFV, e você pode comprar clicando AQUI.

Retornando às origens da orquestra, este concerto comemorativo mesclará as músicas erudita e popular, com belas melodias que agradam todos os públicos. Marcando o ritmo erudito, mas com muito regionalismo, a OFV executará as Danças Russas, peça que faz parte da ópera ‘Príncipe Igor’, do compositor russo Aleksandr Borodin. A Ópera estreou em 1890, três anos após da morte de seu compositor, que deixou ‘Príncipe Igor’ ainda inacabada, tendo as partituras finalizadas por Rimsky-Korsakov.

Já a parte popular do concerto contará com composições dos mais importantes nomes da música brasileira, como Antônio Carlos Jobim e Paulo César Pinheiro (Matita Perê), Waldyr de Azevedo (Vê Se Gostas) e Chico Buarque (Dois Irmãos), dentre outros. Nesta fração do concerto que o público poderá apreciar a experiência sonora da junção da orquestra com o grande destaque deste programa, o quarteto Choronas, formado pelas músicas Maicira Trevisan, Ana Cláudia César, Paola Picherzky e Miriam Caoua. Além do grupo, as participações de Letícia Torança e Francisco Andrade trarão um caldo cultural bem brasileiro.

-publicidade-

Sobre o maestro

Multi-instrumentista, compositor e maestro, Yonan Daniel exerce intensa atividade cultural no Brasil e no exterior, tendo realizado apresentações nos Estados Unidos, Alemanha e Índia, ressaltando sua última turnê com apresentação na sede da ONU. Suas parcerias com grandes instituições afirmam a excelência do trabalho artístico realizado, com destaque para sua atuação como Coordenador Artístico da Orquestra Jovem do Theatro Municipal de São Paulo, e sua contribuição para o desenvolvimento artístico da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo.

Como maestro da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri realizou dezenas de concertos, levando a música sinfônica à população de São Paulo e arredores. Já como violoncelista e pesquisador da música clássica indiana tem o cd Indians Dreams gravado em conjunto com o Trio Sonare (disponível na spotify) como pesquisa da junção de diferentes linguagens musicais.

Sobre o grupo Choronas

Choronas é um grupo brasileiro de choro criado em 1994 por musicistas paulistas de formação erudita, atualmente formado por Maicira Trevisan na flauta, Ana Cláudia César no cavaquinho, Paola Picherzky no violão de 7 cordas e Miriam Caoua na percussão. Além do choro, o grupo toca baião, maxixe e samba.

O grupo lançou em 2008 seu primeiro álbum independente: “O Brasil Toca Choro”. Este álbum reúne obras inéditas de compositores das variadas regiões do Brasil além de clássicos como Brejeiro, Apanhei-te cavaquinho, Assanhado, etc. O álbum é resultado da turnê que o grupo realizou em 2005 pelo Brasil, comemorando seus dez anos de existência. Atualmente o grupo trabalha na divulgação de seu novo CD, ‘Sampa’, lançado em 2018.

Sobre os convidados especiais

A cantora gaúcha Letícia Torança iniciou sua carreira na cidade do Rio Grande-RS. Neta do músico e baterista Wilson Carvalho, suas descobertas musicais começaram em casa. Sua formação passou pelo balé, sapateado, dança contemporânea, canto e piano, tendo estudado no Conservatório de Belas Artes em Rio Grande e, mais tarde, na Universidade Federal de Pelotas-RS. Produziu seus espetáculos em Teatros e Casas de Cultura de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, classificando-se entre os dez finalistas do 2º Festival de Música e Poesia Fearg. Integrou também o Projeto Jazz na Caixa, promovido pela Caixa Econômica Federal, em São Paulo e participou do 39º Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais. Como convidada fez participações em espetáculos do Quarteto Pererê e da Camerata Camargo Guarnieri. Atualmente é participação especial no “Canteiro de Alumiá”, espetáculo de Ricardo Dutra e Quinteto Aralume.

Violeiro e Violonista, Francisco Andrade iniciou os estudos de música aos 11 anos com o mestre violonista Fernando Presta. Posteriormente, estudou com os violonistas Ruy Weber, Everton Gloeden, Roger Eon, Paulo Porto Alegre, Ivan Vilela, Vinícius Alves e Zeca Colares. Foi idealizador do grupo Quarteto Pererê, tendo dirigido os cd’s Ebulição (2004) e Balaio (2008). Na área cultural, colaborou na idealização do Ponto de Cultura Pilar do Sul (SOSACI), atuando como professor, pesquisador e diretor da premiada Orquestra de Violões MultiVozes. Desenvolve trabalho de pesquisa e criação musical com o Quinteto Aralume, Duo Yonan Andrade e parcerias com o compositor Ricardo Dutra e a cantora Letícia Torança. Sob a coordenação do mestre violeiro Ivan Vilela, atualmente integra o projeto Madureira Armorial Romançal, dedicado à organização das partituras da música de câmara do compositor Antonio Madureira.

Serviço:

Concerto de Primavera da Orquestra Filarmônica de Valinhos
Regência: Yonan Daniel
Data: 23 de setembro de 2018, 11h
Local: Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos – Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Jd. São Luiz
Ingressos: www.filarmonicadevalinhos.com.br
Inteira: R$ 30,00
Antecipado (até sábado, pelo site): R$ 15,00 | preço único

Repertório:
Danças Russas (Príncipe Igor) | Aleksandr Borodin
Matita Perê | Antonio Carlos Jobim e Paulo Cesar Pinheiro
Revisitação dos Santos Reis | Antonio Madureira
Só Vendo Que Beleza | Henricão
Vê Se Gostas | Waldyr de Azevedo
Dois Irmãos | Chico Buarque
O Dono da Bola | Armandinho Neves

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome